Tatiana Santos
Guiar, instruir, prover apoio espiritual. Assim a maioria das pessoas poderiam descrever um pastor de igreja. Mas a atribuição destes homens é bem mais abrangente e vai muito além da área espiritual. Nesta quinta-feira (7), é comemorado o Dia do Pastor Evangélico. Para celebrar a data, líderes religiosos deram seus depoimentos ao programa Conexão Regional, da rádio Pontal, sobre este nobre cargo dentro de uma congregação.
O itabirano pastor Ivani Mendes, da Igreja Evangélica Palavra de Paz (IEPP), destacou a importância do papel na sociedade. De acordo com ele, a missão é de resgatar as pesssoas excluídas e menosprezadas, as apresentando uma vida abundante, além de grandes oportunidades de acolhimento, inclusão e amor. “Temos a grande responsabilidade de conduzir vidas, por caminhos do bem, as instruindo na Bíblia Sagrada, a ter uma vida digna e feliz conforme os parâmetros de Deus”, relatou. Para o ministro da Palavra, um bom pastor segue os ensinos de Jesus, dando a vida por suas “ovelhas”.
Confira abaixo o depoimento do pr Ivani:
Responsabilidade de zelar
No conceito do pastor Wellington Vitor Laurentino, da Igreja Quadrangular do Floramar, em Belo Horizonte, toda pessoa que cuida de outra é, de certa maneira, uma pastora. Na visão do religioso, pastorear é exercer o cuidado para com o próximo, assim como padres ou líderes de outras denominações. Ele citou que este ministério é remetido à história bíblica. “Mais que uma função, é uma responsabilidade. A responsabilidade de zelar, de cuidar, de mostrar o verdadeiro caminho e de orientar aqueles que nós chamamos de ovelha. Uma vez que a Bíblia de uma forma figurativa e alegórica, também trata o ser humano como ovelha, debaixo de um cuidado, de uma pessoa, ou seja, um líder”, avalia.
Confira abaixo o depoimento do pr Wellington Vitor Laurentino:
Aplicar o que Jesus ensinou
Já para o pastor Wellington Caires, da Igreja Cristã Vida Nova (ICVN), o ministério pastoral não é questão apenas social, mas falar do que Jesus ensinou. Ele ressalta ainda que é aplicar, na prática, ensinando, acompanhando, sem descartar, ajudar os necessitados, assim como Cristo fazia. O sacerdote menciona o Evangelho de Atos, citando as pregações de Jesus, atraindo as pessoas e as ensinando. “Eu fico muito feliz em ver que a gente faz esse papoel muito bem feito, pois tem muitas pessoas que nos ajudam e nos dão graça em nos abençoar”. Pastor Wellington comenta que diversas pessoas têm auxiliado a igreja com doações de cestas básicas para serem doarem a pessoas carentes de Itabira, neste mês de dezembro. “É obra, é amor, é graça”, resumiu.
Confira abaixo o depoimento do pr Wellington Caires: