Servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira identificaram, na manhã deste domingo (10), o furto e depreciação de equipamentos dos reservatórios do bairro Fênix. Pela segunda vez no ano, o painel de leitura dos reservatórios foi quebrado e parte da fiação furtada. Apesar dos atos de vandalismo, o abastecimento na região segue normalmente.
O equipamento é responsável por informar, remotamente, à sala de controle da autarquia informações sobre o nível de água do reservatório e distribuição para a população.
Além disso, o relógio medidor de energia elétrica da estrutura também foi furtado. A Cemig foi informada e um novo medidor deve ser adquirido e instalado amanhã (11). Um boletim de ocorrência foi registrado junto à Polícia Militar.
Vale lembrar que vandalismo é crime (dano ao patrimônio público), previsto no artigo 163 do Código Penal – “Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia”. A atitude de uma pequena parcela da população impacta diretamente milhares de pessoas. Cuidar e zelar pelo patrimônio público é dever de todos.
O Saae condena veementemente todo e qualquer ato de depredação ao patrimônio público.