O Sebrae Minas estendeu o prazo de inscrições no edital para seleção de bolsistas do Programa ALI Produtividade até este domingo, 15 de fevereiro. A iniciativa oferece 17 vagas imediatas e 170 no cadastro de reserva, distribuídas em 85 municípios mineiros, com oportunidades ainda abertas em Caratinga e João Monlevade, na regional Rio Doce e Vale do Aço.
Profissionais com formação superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), em qualquer área, podem se candidatar pelo site http://sebrae.gd9rh.com.br/. Os selecionados iniciarão as atividades em 1º de julho, atuando por 12 meses – prorrogáveis a 18 – em empresas a até 100 km de sua cidade base, desde que residam no município da vaga ou em raio de 30 km.
O programa visa impulsionar a inovação em pequenos negócios por meio de acompanhamento técnico, com foco em redução de custos, ganho de produtividade e aprimoramento de produtos, serviços ou processos. “Os agentes prospectam e acompanham empresas por seis meses, realizando diagnósticos, propondo ferramentas de inovação, mensurando indicadores e elaborando relatórios para fomentar a cultura inovadora”, explica Thais Silva, analista do Sebrae Minas.
A seleção envolve análise curricular e documental, prova de conhecimentos, dinâmica de grupo e entrevista individual on-line. As bolsas oferecem R$ 5 mil mensais, sem vínculo empregatício. Em 2025, o ALI Produtividade atendeu mais de 6 mil pequenos negócios em Minas Gerais, com empresas participantes registrando aumento médio de 11,8% no faturamento e 31% na produtividade, conforme dados apurados pelo programa.
Fonte: A Noticia Regional