Por Tatiana Santos
O Instituto ITI anunciou a abertura das inscrições para duas formações voltadas a jovens da rede pública de ensino em Itabira: a 4ª turma do curso de Robótica Educacional e a capacitação de Web Design. As iniciativas têm o objetivo de ampliar o acesso à tecnologia, programação e inovação, preparando adolescentes para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento de projetos próprios.
A nova turma de Robótica Educacional terá início em 18 de março e é destinada a estudantes com idades entre 15 e 17 anos. A formação aborda conceitos de automação, lógica de programação e robótica aplicada à resolução de problemas do cotidiano, aliando teoria e prática em laboratório. Os alunos também contarão com orientação da equipe de robótica Drumonsters, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) de Itabira, fortalecendo o aprendizado técnico e o contato com o ambiente acadêmico.
O curso de Web Design também está com inscrições abertas e busca capacitar adolescentes para atuar na criação e desenvolvimento de páginas e projetos digitais. A proposta é oferecer uma base sólida para quem deseja ingressar no mercado de trabalho ou empreender na área de tecnologia.
Os critérios de seleção incluem: jovens em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 15 e 17 anos (até 17 anos e 2 meses), matriculados e frequentando a rede pública de ensino e residentes em Itabira. As inscrições são presenciais e o candidato deve estar acompanhado de pai, mãe ou responsável legal.
Efetivação de inscrições
Para efetivar a inscrição, é necessário apresentar certidão de nascimento ou identidade (original e cópia), CPF (original e cópia), comprovante de residência atualizado, uma foto 3×4 e encaminhamento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Itabira. Aso participantes dos cursos não será fornecido vale-transporte. As iniciativas contam com patrocínio da Vale. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone: (31) 2840-5389 ou na sede do instituto, localizada na Rua Dr. Sizenando de Barros, 62, 3º andar, Centro (em cima do prédio da loja A Nacional).