O preço dos itens típicos da ceia de Natal das famílias brasileiras aumentou, em média, 4,8% este ano. O levantamento considera produtos como carne bovina, frango, bacalhau, vegetais, frutas e bebidas. Tendo como base o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o economista do Instituto Brasileiro de Economia (FGV-IBRE), André Braz, realizou a pesquisa analisando a variação no valor de 17 alimentos.
Dentre os produtos listados, a maior alta ficou com o azeite, 29,83% mais caro do que em dezembro de 2022. O preço do arroz também pesou no orçamento da ceia, com aumento de 20,65% nos últimos 12 meses. Tomate (+22,47%), abacaxi (+12,59%), bacalhau (+8,28%), maionese (+7,98%), refrigerante (+7,54%) e cerveja (+7,58%), foram outros produtos que tiveram alta significativa. Do levantamento, os únicos ingredientes que apresentaram queda no preço foram: batata-inglesa (-16,37%), cebola (-23,34%), frango (-13,68%) e o pernil suíno (-1,40%).
A alta de 4,8% está acima da média de inflação, que é de 3,62% nos últimos 12 meses, conforme a FGV. No entanto, André Braz afirma que o resultado não é totalmente negativo para as famílias brasileiras, tendo em vista a queda de preço das carnes de frango e suína. No ano passado, segundo levantamento da FGV publicado na época, os itens de Natal tinham aumentado quase o triplo da inflação geral, ficando 11,03% mais caros, enquanto a inflação estava em 4,53% no período. Com informações: Tribuna de Minas