Tatiana Santos
Quando entra dezembro, inúmeras pessoas aguardam ansiosamente pelas férias para pegar a estrada e esquecer um pouco a rotina corrida do dia a dia. No entanto, para conseguir desfrutar plenamente do merecido descanso, é necessário se atentar à manutenção preventiva do veículo. É o que afirma Elaine Castro, supervisora de mecânica da Auto peças e Centro Automotivo Ponto Certo. Ela esteve no programa Conexão Regional, na rádio Pontal, no último dia 20 de dezembro.
A supervisora garante que revisar o automóvel antes de pegar a estrada é de grande importância, pois só assim é possível garantir a própria segurança, de todos os ocupantes e também dos outros motoristas. De acordo com Elaine, o correto é preparar bem o veículo, por volta de 30 dias antes da viagem.
Dentro de uma boa revisão, está a manutenção de itens como os freios, os pneus, as palhetas do limpador de para brisa, conferir a suspensão, o arrefecimento (água), iluminação em geral. Ainda segundo a supervisora, a conferência das velas, que é algo tão simples, também é essencial. “A vela, é ideal fazer a troca a cada 30 mil quilômetros, inspecionar sempre o estado dos cabos de vela, a vela da bobina, que é o conjunto de funcionamento principal. A troca deles estando vencida, na viagem pode ocorrer do veículo ficar rateando, falhando, perdendo potência. O ideal é sempre mantê-las revisadas”, orienta.
Conforme Elaine, em relação ao óleo, deve ser trocado a cada 5 mil quilômetros, mas sempre que for pegar a estrada, o nível dele deve ser observado, assim como a água do radiador. O foco é visualizar o nível, o estado da água e se não há vazamentos, para não haver surpresas desagradáveis. “O sistema de arrefecimento, tem veículo que se coloca água direto no radiador e outros, se coloca no reservatório de expansão. Tem o nível que todo reservatório tem, o ideal é manter no nível. Sempre completar com água ou água desmineralizada para justamente não dar corrosão”, salienta.
No caso do alinhamento, este deve ser feito a cada 3 mil quilômetros. O balanceamento é realizado seguindo a mesma quilometragem, mas também, quando há sintomas, como a trepidação do veículo, uma instabilidade na condução do volante. Além disso, os pneus merecem atenção especial. Tudo começa na calibragem, que deve ser feita de acordo com a especificação do fabricante, e as manutenções quando necessárias. Por fim, a supervisora chama a atenção para alguns itens não menos importantes: “Cinto de segurança sempre que for viajar, verifique o estado do cinto, que é muito importante também. Confira sempre a iluminação, água, óleo e boa viagem a todos. Segurança sempre”.