Tatiana Santos
Prestes a completar 74 anos de atuação em Itabira, o Lar de Ozanam é uma instituição filantrópica que acolhe idosos acima de 60 anos e desempenha um importante papel no atendimento àqueles que não têm condições para permanecer com a família de origem. Quando foi fundado, em 25 de novembro de 1950, acolhia pessoas carentes e desamparadas, tanto que era denominado como Abrigo dos Pobres de São Vicente de Paulo. Porém, em 19 de maio de 1995 passou a receber apenas idosos e foi oficializado como Lar de Ozanam.
A capacidade do espaço de convivência é para 60 moradores, mas atualmente, abriga 52 idosos. Após a pandemia da Covid-19, alguns quartos ficaram vagos, devido à morte de alguns velhinhos. De acordo com a gerente administrativo da instituição, Janine Alves, o local funciona por 24 horas e os moradores têm uma rotina que envolve diversas atividades, segundo a necessidade de cada um.
Ainda conforme Janine, o Lar de Ozanam conta com 57 funcionários em diversas áreas. “É uma equipe multidisciplinar para cuidar desses idosos. E no dia a dia, temos uma psicóloga que desenvolve algumas atividades dentro da instituição. Recebemos várias visitas, como grupos de palhaçaria, para fazer atividades com os idosos. O Cras também tem muitas atividades com a instituição”. Há trabalhadores na área de higienização, administração, técnicos de enfermagem, cuidadores de idosos, fisioterapeuta, nutricionista, médico.
Visitas são bem vindas
A gerente esclarece que as visitas são bem vindas ao local, mas diminuíram após a pandemia da Covid-19, voltando aos poucos. O horário para a visitação acontece de 15h às 16h, todos os dias, inclusive, sábados, domingos e feriados. Muitas pessoas imaginam que os velhinhos ficam isolados, muito pelo contrário. São animados e demonstram muita alegria de viver. “Eles chegam na instituição para viver, para ter vida. Muitas pessoas pensam que eles chegam lá para ter um fim de vida. Não é fim, eles estão vivos, têm direitos, podem sair, passear”. Os voluntários proporcionam passeios, como em zoológicos, sítios e várias outras atividades. Recentemente, a Unifei disponibilizava aulas de violão, e os idosos também iam até a universidade para aprenderem a tocar o instrumento musical.
Fontes de renda
A gerente assegura que a receita total da entidade é de quase R$ 197 mil. O município faz um aporte mensal de R$100 mil. Os benefícios dos idosos ajudam em 70% na manutenção do espaço. Há também um reforço no orçamento com o aluguel de alguns imóveis doados por terceiros. O Conselho Central ajuda com o fornecimento de suprimentos conforme as demandas do lar.
Campanha de óleo de cozinha
No mês de dezembro, o Lar de Ozanam realizou uma campanha com o objetivo de arrecadar caixas de leite. Com isso, a entidade estará bem guarnecida com o item até o mês de maio. “Gostyaria muito de agradecer as pessoas, as empresas que se mobilizara. É agradecer mesmo”, destacou Janine. Por mês, os idosos utilizam 755 litros da bebida. Agora, entidade está se mobilizando para conseguir óleo de cozinha, que é uma demanda atual da instituição. Quem puder doar, basta ligar no telefone: (31) 3831-6500 ou 3831-4150. Doações via Pix também são aceitas: CNPJ 20.959.391-0001/83 ou lardeozanam@yahoo.com.br