Tatiana Santos
A Associação Oncoviva já tem data, horário e local para o seu tradicional desfile de modas: dia 28 de fevereiro, às 16h30, no Salão de Festas da Aposvale. A entidade sem fins lucrativos desenvolve atividades de apoio às pessoas em tratamento oncológico, promovendo alegria e conforto. O evento é denominado “Desfilando Vidas” e tem a finalidade de elevar a auto estima de pessoas que estão passando por tratamento contra algum tipo de câncer.
Pacientes oncológicos de Itabira e região podem participar mediante preenchimento de formulário, que solicita alguns dados, assim, como tamanho da roupa e do calçado, e ainda, as opções cabelo/maquiagem. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de fevereiro. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (31) 9 7118-7210. CLIQUE AQUI para acessar o formulário de inscrição.
Em edições anteriores, o desfile já chegou a contar com a participação de 82 pacientes em tratamento pelo Centro Oncológico Itabira (COI) do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Todos os anos, diversos parceiros, como lojas e institutos, disponibilizam peças de vestuários, calçados e acessórios para a utilização dos pacientes no desfile. Além disso, há um Dia de Beleza, sessão de fotos, música e uma confraternização.
É o que afirma Beliza Fontes, vice-presidente voluntária da associação: “Proporcionamos um dia muito especial e diferente, transbordando alegria, carinho, emoção, partilha, fraternidade. Elevando a autoestima, melhorando a saúde física e mental, e desfazendo crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável”, descreveu. Os familiares são convidados a participarem. A iniciativa foi criada pela responsável técnica de enfermagem do COI, Andreia Rita Gazeta das Graças, há mais de cinco anos atrás.
O que é a Oncoviva
A Associação Oncoviva foi criada em 2013 para auxiliar pessoas com doenças de ordem oncológica e amenizar seu sofrimento. A entidade de utilidade pública sem fins lucrativos desenvolve atividades de apoio às pessoas em tratamento, promovendo alegria e conforto. Atualmente, conta com 60 voluntários cadastrados, além de parceiros para a realização das diversas iniciativas junto aos pacientes.
Leia também: