Por Tatiana Santos
A Oncoviva realizou neste sábado (07/11) uma caminhada especial em Itabira para conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de próstata. As cores azul e rosa coloriram as ruas da cidade, unindo as campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul em um momento de forte apoio aos pacientes oncológicos e a seus familiares.
O evento reuniu dezenas de pessoas e teve a sua concentração na Rodoviária Municipal. De lá, o grupo seguiu por um percurso na Avenida Juscelino Kubitschek até chegar à Feira do Produtor, local escolhido para o encerramento da mobilização com o engajamento da comunidade itabirana.
Durante a atividade, a presidente da Oncoviva, Conceição Linhares Matoso, destacou a importância da união entre a sociedade e o poder público. “É um orgulho muito grande para nós da Oncoviva ter essa equipe toda, essa turma bacana, pacientes e pessoas da sociedade conosco nessa caminhada”, afirmou.

Ela também agradeceu o apoio de diversas entidades e órgãos municipais presentes no evento. “A Secretaria de Saúde e a Prefeitura Municipal estão aqui apoiando e marcando esse momento conosco. Fica aqui a minha gratidão a cada um de vocês”, declarou à imprensa presente no evento.
Conscientização para diagnóstico precoce salva vidas
A conscientização e a realização de exames periódicos são fundamentais, pois a identificação precoce das doenças aumenta significativamente as chances de cura. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil estima 78.610 novos casos de câncer de mama por ano no triênio de 2026 a 2028, representando cerca de 30% dos tumores femininos e um risco de 71,57 casos a cada 100 mil mulheres.
Já em relação ao câncer de próstata, são esperados 77.920 novos casos anuais no mesmo período, sendo o tipo mais comum entre os homens depois do câncer de pele não melanoma, com dados da Sociedade Brasileira de Urologia e do Ministério da Saúde apontando uma média diária de 46 a 49 mortes decorrentes da enfermidade.









