Uma megaoperação policial em várias favelas do Rio de Janeiro deixou pelo menos sete mortos em confrontos com supostos criminosos, informaram as autoridades nesta terça-feira (27). A operação, lançada de madrugada, ocorria simultaneamente em várias favelas da zona norte do Rio, incluindo o Complexo da Maré, do Alemão e da Penha.
“Nesta terça-feira, sete criminosos foram mortos em confrontos com as nossas equipes. Cinco fuzis, três pistolas, sete rádios, uma pistola e entorpecentes a serem contabilizados foram apreendidos. Além disso, três suspeitos foram feridos e dois foram detidos”, informou a Polícia Militar na rede social X, que acrescentou que dois policiais foram feridos.
A ação conjunta de agentes das polícias civil e militar do Rio visava capturar membros do Comando Vermelho. “Polícias civis do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) realizam uma megaoperação, nesta terça-feira (27/02), contra traficantes do Comando Vermelho (CV) que atuam no Complexo da Maré”, disse em um comunicado a Polícia Civil do Rio.
“Após levantamentos de inteligência e monitoramento, os agentes constataram uma movimentação de criminosos na região que, além do tráfico de drogas, são investigados por roubo de veículos”, acrescentou. Diversas viaturas e agentes fortemente armados bloqueavam os acessos ao Complexo do Alemão, conforme constatou a AFP.
Fotos publicadas pela PMERJ mostravam escavadeiras removendo barricadas metálicas colocadas por criminosos em diferentes acessos ao Complexo do Alemão. Outras imagens circulando nas redes sociais mostravam barricadas com pneus e móveis, algumas delas em chamas. Com informações: Estado de Minas