A assessora de Comunicação do HNSD, a jornalista Pauline Campos, esteve na última semana na Escola Estadual Dona Eleonora, onde foi facilitadora do tema “Redes sociais e saúde mental”. Ela palestrou para três turmas do 6º ano e mais de 120 alunos participaram com perguntas e comentários.
A jornalista explicou que as redes sociais têm suas formas de manipulação por meio dos algoritmos e atendem a interesses comerciais de seus proprietários. Estes dois fatores já reforçam que elas, ao contrário de outros meios de comunicação que a antecederam, não podem ser entendidas como um meio neutro por si só. Conforme a comunicadora, a legislação brasileira evolui a passos lentos para a proteção da criança e adolescente que estão expostos às redes, o que aumenta a preocupação com a exposição das crianças na internet.
Para Pauline, foi uma importante oportunidade de compartilhamento de informações. “Esta é uma das responsabilidades da Comunicação em saúde: trabalhar na conscientização e prevenção, estimulando as crianças e jovens a fazerem escolhas que contribuam para o seu bem-estar”.
Ainda de acordo com a jornalista, este projeto tem a pretensão de ser ampliado e reforça o compromisso do HNSD em promover a saúde e o bem-estar das pessoas.