Tatiana Santos
Itabira respira arte em todas as suas vertentes: música, poesia, pintura, artes plásticas. Estes são alguns tipos de manifestações em que os itabiranos expressam seus talentos. E o artesanato também é algo que não deixa nada a desejar. Prova disso, é a Associação de Artesãos Itabiranos Fazendo Arte (Aifa), que desenvolve um belo trabalho na terra de Carlos Drummond de Andrade.
Artesã há mais de 40 anos, oficineira e sócia da associação, Rosângela Fernandes, defende que a atuação da entidade é muito importante para as frequentadoras. Muitas mulheres que participam do projeto têm a chance de aprender e contribuir para o orçamento doméstico. No espaço, as participantes produzem panos de prato, colchas, cortinas, toalhas, aprendem peças de crochê, produzem peças de decoração.
A oficineira afirma ainda que funciona como uma terapia para as alunas e fomenta a socialização: “É com muito prazer que a gente dá aula para esse pessoal nas oficinas. A gente vê que faz muito bem para elas. É muito gratificante”, se empolga. Rosângela emenda: “Assim, ajudar as pessoas de forma geral, porque o artesanato, de certa forma, é uma terapia e ajuda muito no desenvolvimento social das pessoas. Então a gente contribui com o nosso conhecimento e dividindo e compartilhando com elas”. Com o aprendizado, ao invés de as mulheres comprarem peças para a casa, elas mesmas produzem, e ainda vendem.
Mãos de fada da vovó
Uma das participantes da Aifa, Iza Aurora, garante que fazer as peças, especialmente, as de crochê, é algo muito gratificante, já que segundo conta, os netos, as netas sempre pedem alguma peça para poder sair. Além disso, esse trabalho tem sua relevância financeira, “porque a gente sempre vende uma coisinha ou outra, e ajuda no orçamento familiar”. A família, especialmente os netos se beneficiam do talento da avó, que se surpreendeu com o interesse deles: “Interessante que eu não sabia disso também, então os netos e as netas também se utilizam do artesanato da vovó. É uma saída de praia, um shortinho, é um cropped. Sempre tem alguém querendo que a vovó faça alguma coisa”, se entusiasma Iza.
Rosângela possui um ateliê próximo ao Supermercado JL do bairro Gabiroba. No local, além de produzir os artesanatos, ela ainda ministra aulas de pintura. Interessados podem entrar em contato pelo telefone: (31) 9 9823-1568– A Aifa funciona no Mercado Municipal Caio Martins da Costa (Cobal), segundo piso- Itabira.
Leia também: