Tatiana Santos
A data de 20 de abril será marcada em Itabira como o “Dia D” da vacinação contra a influenza, vírus causador da gripe. A ação acontecerá em todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), além da Policlínica Regional de Itabira, locais onde as vacinas serão ofertadas aos grupos prioritários.
Diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, em Itabira, Ariana Duarte, forneceu detalhes sobre a campanha, juntamente da superintendente de Vigilância em Saúde, Natália Andrade. De acordo com Ariana, a campanha teve início em 25 de março, e vai até 31 de maio, mas o Dia D é uma mobilização para alcançar um público maior e aumentar a cobertura vacinal no âmbito da Secretaria Regional de Saúde em Itabira.
O atendimento acontecerá no dia 20 de abril, de 8h às 16h, de segunda a quinta-feira, e na sexta-feira, de 8h às 15 h. No caso da Policlínica, o atendimento será para todos os públicos, menos as crianças.
Grupos prioritários
Os grupos prioritários são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), os trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e idosos a partir de 60 anos. Lembrando que os trabalhadores da saúde já iniciaram a vacinação. Várias equipes estarão mobilizadas para fazer o atendimento. “Então, essa é uma vacinação extra muro para a gente estar alcançando um público maior e aumentando essa cobertura vacinal nossa”, ressalta Ariana.
Natália explica que, como o Ministério da Saúde não consegue atingir a população como um todo, coloca na frente os grupos mais vulneráveis às doenças, para não se desenvolver a forma grave da doença, diminuindo as internações e os óbitos. Dentre essa parcela da população, estão crianças, pois não estão com o sistema imunológico totalmente formado e os idosos, que normalmente têm o sistema imunológico mais comprometido. Além disso, gestantes e puérperas, é o que esclarece Natália.
Zona rural e distritos
Ariana ressalta que a imunização está sendo realizada também na zona rural de Itabira, e nos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema, que abrange comunidades como Macuco, Duas Pontes, e tantas outras regiões rurais. “Na realidade, os distritos e a zona rural, no geral, também têm esse suporte de vacinação. Todos, todos vão ter esse suporte”, destaca Ariana. Em todos os grupos, a expectativa é de atingir 90% de cobertura para que o virus deixe de circular entre a população.
Informações podem ser obtidas pelos telefones: 3839-2608 e 3839-2955.