O Atlético-MG é o primeiro time do Brasil a garantir a presença nas oitavas de final da Copa Libertadores. A classificação foi alcançada na noite desta terça-feira (7), oportunidade na qual o Galo derrotou o Rosario Central (Argentina) por 1 a 0 no Gigante de Arroyito, em Rosario. Este resultado deixou a equipe comandada pelo técnico argentino Gabriel Milito com 12 pontos, na liderança do Grupo G da competição continental com 100% de aproveitamento, e sem a possibilidade de terminar a fase inicial da Libertadores fora da zona de classificação ao mata-mata.
Sem ter de lidar com a pressão da torcida adversária, já que o Gigante de Arroyito não pôde receber público nesta quarta em razão de uma punição imposta ao Rosario pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), o Atlético-MG jogou muito bem e dominou o confronto desde os momentos iniciais.
Apesar da boa partida, o Galo só conseguiu chegar à vitória após o intervalo, depois que o técnico Gabriel Milito colocou Vargas e Alisson no gramado. Aos 41 minutos Alisson avançou na ponta direita e cruzou rasteiro para o meio da área, onde Vargas fez o pivô para Paulinho chegar batendo para superar o goleiro Broun.
Cruzeiro também fez bonito
O Cruzeiro venceu a primeira na Conmebol Sul-Americana nesta terça-feira (7) ao bater o Alianza-COL, por 3 a 0, no estádio Armando Maestre Pavajeau, em Valleduoar, na Colômbia. Ainda invicta, a Raposa chegou aos 6 pontos e assumiu provisoriamente a vice-liderança do Grupo B, encostando na líder Universidad Católica-EQU, que enfrenta a Unión La Calera. Sem ganhar, o Alianza-COL tem um ponto e está na lanterna. A partida começou aberta, com os dois times buscando o gol. O Cruzeiro levou perigo com Zé Ivaldo, Matheus Pereira e Arthur Gomes, mas as finalizações saíram pela linha de fundo. A resposta do Alianza-COL veio no chute de Batalla. Anderson se esticou e fez a defesa.
Na melhor oportunidade da Raposa até então, Marlon recebeu dentro da área e chutou forte. A bola foi na rede pelo lado de fora. Aos 41 minutos, Matheus Pereira cruzou rasteiro e Lucas Silva apareceu atrás de todo mundo, completando para o gol aberto.
Logo aos 3 minutos do 2º tempo, o Cruzeiro ampliou. Rafa Silva fez grande jogada individual e foi travado na hora da finalização. A bola sobrou limpa para Arthur Gomes. O gol trouxe tranquilidade ao time comandado por Fernando Seabra, que passou a administrar a posse da bola.
Flamengo se complica
Quem teve uma noite para esquecer foi o Flamengo, que foi derrotado por 1 a 0 pelo Palestino (Chile), no estádio Francisco Rumoroso, em Coquimbo, para cair para a 3ª posição do Grupo E da Libertadores com apenas 4 pontos, dois a menos do que a equipe chilena, que ocupa a vice-liderança da chave, e cinco a menos do que o líder Bolívar (Bolívia), que ainda mede forças com o Millonarios (Colômbia) nesta rodada.
Em uma partida na qual mostrou muito pouco, o Rubro-Negro foi derrotado graças a um golaço marcado por Cornejo aos 18 minutos do segundo tempo: o volante aproveitou bola que sobrou no alto para bater de primeira da entrada da área para acertar o ângulo do gol defendido por Rossi. Agora a equipe comandada pelo técnico Tite terá que somar pontos nas duas últimas rodadas da fase de grupos, quando jogará como mandante, para avançar para as oitavas de final. Fontes: Agência Brasil e ESPN Brasil