Tatiana Santos
Pesquisadores e astrônomos indicaram que Itabira está entre as 10 melhores cidades do Brasil para se observar o céu. A pesquisa foi publicada na revista científica Galileu. Aproveitando esse importante potencial do município, a equipe Falcon-6 Rocket Design, composta por alunos da Unifei, campus Itabira, realizarão o evento denominado ‘On the moon again- Vamos ver o céu de novo?’.
O encontro é gratuito, aberto à comunidade, e acontecerá no dia 14 de junho, às 18h30, no estacionamento da Unifei, no Distrito Industrial II. Além da observação do céu, no local haverá oficina de astrofotografia, domo planetário (espécie de cúpula com projeções onde é possível conhecer o universo, seu funcionamento), e ainda, curiosidades astronômicas. Também terá música ao vivo.
Não é necessário levar nenhum aparato, já que no local estarão à disposição dois telescópios. Os observadores poderão comprar hot dog e chocolate quente para ajudar financeiramente a equipe. Os professores e astrônomos Renato Kerley Torres e Lucas Drummond apoiam o evento.
Objetivo da observação
Os estudantes da instituição e membros da Falcon-6, Quécia Felipe da Silva, diretora do setor de Segurança, e Pedro Henrique de Souza Jardim, membro do setor de Estruturas e Aerodinâmica, explicaram a finalidade do encontro astronômico. De acordo com os jovens, o objetivo é angariar recursos para participação da equipe no Latin American Space Challenge (LASC) em dezembro, em Tatuí (SP).
Esta é a maior competição experimental de engenharia de foguetes e satélites da América Latina, que tem o apoio da agência espacial americana Nasa. Como o projeto envolve muitos gastos para a disputa, a equipe conta com verbas da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), de eventos como o ‘On the moon again’ e até doações.
Tecnologia e visibilidade
Quécia, Pedro e outros estudantes estiveram na LASC 2023, mas não para disputar. Ela acredita que a competição “é muito importante para a visibilidade da faculdade e da equipe em si, porque é uma competição internacional. No ano passado foi muito interessante, a gente conheceu gente de diversos países”, destacou a jovem, acrescentando ainda que é relevante levar o conhecimento que têm, além de divulgar o nome de Itabira para o mundo, o que é um grande reconhecimento.
Conforme Pedro, há três categorias dentro da disputa: 3 km, 1 km e 500 metros. Por ser o primeiro projeto, a equipe competirá na modalidade de 500 metros, com um foguete menor, mas com potencial de atingir meio quilômetro. O universitário ressaltou que o foguete está em fase de manufatura. “Há um mês atrás, a gente estava na etapa de simulação, uma etapa bem complexa do processo que exige muito cálculo, exige muito software que a gente usa. A gente hoje está com mais ou menos quatro softwares para usar, então é um tempo muito curto”. A projeção da Falcon-6 é de que até o dia 14 de julho o foguete já esteja pronto.
A equipe
A Falcon-6 Rocket Design é uma equipe de competição tecnológica fundada em 2022 composta por estudantes da Unifei Itabira. Suas atividades são voltadas a difundir a ciência, estimular e impulsionar o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus membros e o crescimento tecnológico na área aeroespacial no país, colocando em prática os conhecimentos das disciplinas dos cursos de Engenharia, por meio da construção de foguetes para participação em competições tecnológicas.