Tatiana Santos
A Associação Oncoviva é uma entidade sem fins lucrativos que atua no acolhimento a pacientes em tratamento oncológico em Itabira. Nos mês de abril a instituição reinaugurou o Bazar Solidário. Nesta quinta-feira (20), a voluntária Neide Matos Monteiro explicou sobre o funcionamento do espaço, que funciona no segundo piso do Mercado Municipal Caio Martins da Costa (Cobal), nas salas 25 e 26.
Neide é voluntária da Oncoviva desde o início do projeto, em 2013, e atualmente, é uma das responsáveis pelo marketing da associação. Como explicou, o bazar teve início em abril de 2019 no bairro Betânia e funcionava em uma garagem.
Em dezembro do mesmo ano, a entidade foi agraciada com o projeto de lei que permitiu o uso das salas na Cobal. “O bazar, ele vive de doações, tanto de pessoas físicas, como também de pessoas jurídicas. Temos roupas novas e usadas, sapatos, bolsas, bijouterias vendidas a preços populares”, descreveu.
Perucas para quem precisa
No espaço, há também um banco de perucas. O estoque atende a pacientes que passam por tratamento oncológico ou que são acometidas por alopécia (condição inflamatória em que ocorre perda de cabelo). A pessoa vai até o local, escolhe a peruca e a leva sem qualquer custo.
A ação acontece, graças à parceria com a ONG Fio de Luz. A Oncoviva realiza as doações dos cabelos e a ONG retorna com as perucas já prontas para a distribuição. Segundo Neide, o bazar foi premiado no Programa Valorizar, da mineradora Vale. A iniciativa apoia projetos que contribuem para melhoria e desenvolvimento das comunidades.
A premiação propiciou a reforma do espaço, que foi reinaugurado recentemente. “Hoje, nós temos um ambiente muito mais aconchegante, arejado e amplo para receber todos vocês. O Bazar é uma das maiores fontes de renda da Oncoviva. Você que ainda não conhece o bazar, venha nos prestigiar e fazer suas compras”, convida a voluntária. O bazar funciona de segunda a quinta-feira, de 13h às 17h.
Leia também: