Primeiro intérprete do palhaço Bozo no Brasil, Wanderley Tribeck, também conhecido como Wandeko Pipoka, morreu aos 73 anos na última terça-feira (18) após um infarto.
Ele ficou famoso na década de 1980 na televisão e atualmente atuava como pastor evangélico em Criciúma, no Sul de Santa Catarina.
Ele nasceu em 4 de fevereiro de 1951 em Vacaria, no Rio Grande do Sul.
O comediante interpretou o palhaço Bozo de 1979 a 1985.
Em entrevista ao g1 em 2010, disse que não sabia como olhar para as câmeras quando foi escolhido para interpretar o palhaço, criado nos Estados Unidos, na versão brasileira.
“Os americanos vieram nos ensinar e eu não entendia nada, pois era um comediante que fazia shows em boates, tinha apenas 29 anos”, disse. Depois de Bozo, Tribeck trabalhou na TV Gazeta e na Band, onde viveu o Palhaço Pipo.
Em um entrevista, Wanderley disse que chegou a morar nas ruas em Balneário Camboriú. Em uma noite de agosto de 2000, conta que teve um sonho religioso e, então, se converteu. Segundo ele, logo em seguida largou as drogas.
Depois, abriu um restaurante em Balneário Camboriú. Em 2011, doou o estabelecimento para cumprir uma promessa. Atualmente, atuava como pastor evangélico da Assembleia de Deus de Criciúma, no Sul catarinense.
Em 2023, lançou sua biografia intitulada “Da Morte para a Vida”, onde relatou toda a trajetória, desde o começo na carreira artística, a passagem como Bozo e a vida após a televisão. Fonte: G1