Concurso do BNDES abre inscrições nesta sexta-feira; veja dicas de especialista

BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) abre às 10h desta sexta-feira (26) as inscrições para o concurso com 150 vagas de nível superior e 750 para formação de cadastro de reserva. Os interessados podem se inscrever até 19 de agosto pelo site da Fundação Cesgranrio, banca organizadora da seleção. A taxa é de R$ 110.

As provas serão aplicadas em 13 de outubro, em todas as capitais e no Distrito Federal. A prova objetiva será pela manhã (com duração de quatro horas) e a discursiva à tarde, também com quatro horas de duração.

Segundo a instituição, as vagas ofertadas são destinadas ao escritório do BNDES no Rio de Janeiro (RJ). No entanto, o candidato aprovado poderá ser lotado, de acordo com a necessidade, em outra unidade, como São Paulo, Brasília e Recife. A jornada de trabalho é de 35 horas semanais e o salário inicial é de R$ 20.900. Os convocados serão regidos pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Para o especialista em aprovação Eduardo Cambuy, quem quiser se sair bem na prova deve ter o conhecimento pleno do edital com as suas características peculiares em relação à distribuição de matérias e prova discursiva. Ainda segundo Cambuy, ao estudar para o BNDES, o candidato deve entender a significância do conteúdo específico e a proporcionalidade do peso da prova discursiva. “Estudar com bons materiais e praticar resolvendo muitas questões da Cesgranrio é uma excelente dica de preparação bem direcionada”, diz.

O especialista lembra que a carreira no BNDES é de alto nível, “com excelente remuneração, excelentes benefícios”, diz. “Portanto, a dedicação tem que ser intensa e contínua, pois muitos candidatos estão se preparando há tempos para cargos como esse”, acrescenta.

De acordo com o professor, os candidatos da área de tecnologia da informação podem ter vantagem sobre os demais. “As grandes áreas com maior número de cargos e vagas foram as áreas da tecnologia da informação, sobrepondo todas as áreas, como direito, economia etc”, afirma. “Para esse grupo de tecnologia da informação, a dica maior é focar o conteúdo específico, entretanto, sem abandonar o conteúdo básico”, diz Cambuy.

O especialista argumenta que o conhecimento específico tem uma nota muito aproximada entre os concorrentes. “O que acaba definindo a aprovação do candidato, fica sendo o conhecimento básico. Assim, diante de um edital com a densidade de conteúdo e a diversidade de áreas, com a remuneração atrativa e excelentes benefícios, o candidato vai precisar de disponibilidade de horas e, sobretudo, priorizar os assuntos mais relevantes a depender do tempo de que dispõe para os seus estudos, visto que terá de fazer muitos exercícios simulados e, claro, redações”, conclui.

r7.com

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Amor e cuidado dispensados aos pets retornam em carinho a seus donos, defende veterinária em Itabira

Tatiana Santos Considerados parte da família, os animais domésticos têm sido incluídos com...

Câncer colorretal em jovens de 20, 30 anos pode ter relação com má alimentação, aponta especialista

Tatiana Santos O Instituto Nacional do Câncer (Inca), principal órgão de referência sobre cânceres...

Suzana Alves, ex-Tiazinha, revela que a fé a fez superar perda de bebê

Suzana Alves, atriz que ficou nacionalmente conhecida por sua personagem Tiazinha na TV nos anos de...