Doenças de inverno: infectologista de Itabira reforça importância da vacina contra a gripe

Dr. Délcio Lima infectologista-Foto: Galvani Silva-Rádio Pontal

Foto: Tatiana Santos/Pontal

Tatiana Santos

Quando o assunto é inverno, as opiniões sempre se dividem. De um lado, estão os que defendem o clima frio para desfrutar das cobertas e se vestir mais elegantes. Por outro lado, há aqueles que ao menor sinal de frio já se sentem incomodados e esperam que a temperatura suba logo. Entre aqueles que amam e os que odeiam, o fato é que as temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores da gripe, resfriado e covid-19.

Também têm um aumento considerável, doenças como rinite, sinusite, crises de asma e de bronquite. O alergista e imunologista, Dr Délcio Lima, salienta que o calendário vacinal contra a gripe normalmente tem início em março, três meses antes do inverno, exatamente para que o organismo crie imunidade contra o vírus, que tem seu pico entre junho e julho.

É comum as pessoas deixarem de se vacinar por associarem os efeitos colaterais do imunizante com a infecção da gripe, o que não é recomendado pelo especialista, que reforça: “Devemos frisar, sim, a vacinação da gripe. O vírus é um vírus inativado dessas vacinas, que não causam pneumonia, nem causam a doença da gripe. O que ocorre, é que logo após a vacinação, entra o período da gripe e as pessoas associam a vacinação à doença”.

O alerta do médico é contundente sobre a necessidade e importância da imunização, pois tanto a gripe, a pneumonia e a covid podem levar à morte. Para evitar a instalação dessas doenças, a orientação é para que as pessoas se encaminhem até os postos de saúde e se vacinem.

Problemas de pele

O tempo seco típico da estação torna propício o ressecamento normal em todas as pessoas. Mas aquelas que já têm problemas de pele, como dermatite atópica, nessa época acabam percebendo um aumento do problema. Segundo Dr Délcio, é importante fazer uma boa hidratação da pele, principalmente após o banho, não se descuidar do consumo adequado de água e sempre se agasalhar bem.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Com amor incondicional, mães itabiranas focam em qualidade de vida para filhos com síndrome de down

Tatiana Santos Em 21 de março foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, data que faz...

Como a atividade física pode ajudar a combater o estresse; veja dicas de práticas simples e rápidas

Pratica regular de atividade física ajuda a regular os níveis de cortisol no organismo Dar conta das...

Vagas de Emprego Sine 03/04/2025

AJUDANTE DE OBRAS – 40 vagas – MASCULINO Vaga para trabalhar na área da...