Tatiana Santos
Itabira já se consolidou como uma cidade que tem realizado diversos eventos esportivos. E a 12ª Corrida da Primavera é mais um desses eventos importantes, que colocam a cidade em destaque. Promovida pelo Sindicato Metabase de Itabira, a corrida acontece no feriado do dia 7 de setembro. As inscrições já estão quase se encerrando.
O coordenador Darlan Tôrre detalha sobre a competição, que terá início às 8h, com largada em frente à Funcesi, no bairro Areão. A prova se encerra no clube do Sindicato, o que equivale a um trajeto total de 9 quilômetros. Foram disponibilizadas 130 inscrições, com premiação para os 25 primeiros colocados masculinos e 25 femininos, ou seja, serão 50 pessoas premiadas.
Além de difundir a prática esportiva, o evento tem cunho social, já que as inscrições estão vinculadas à doação de três caixas de leite, que serão doadas a entidades beneficentes da cidade. A corrida já acontece há 12 edições, e de acordo com Darlan, a ideia de criar a corrida aconteceu pegando ‘carona’ nos desfiles do dia 7 de setembro e no Grito dos Excluídos.
Vida de corredor de rua
Corredor conhecido pelas ruas de Itabira, Darlan tem 53 anos, e conta que começou a praticar a modalidade aos 32 anos, inspirado por um corredor de rua de 80 anos que conheceu durante uma viagem à Jacaraípe (ES). Sedentário, do tipo que ia apenas do trabalho para casa e de casa para o trabalho, Darlan estava em uma colônia (conjunto de apartamentos disponibilizados para funcionários da Vale ou do Sindicato) quando viu o idoso em atividade. “Vi um senhor de idade correndo, eu falei assim ‘ó gente, como é que pode um moço daquela idade, correr? Eu não faço nada’. Eu tentei acompanhar ele uns mais ou menos 500 metros e não consegui”, descreve.
O idoso parou para conversar com Darlan, o convidou para treinar com ele os três dias em que ficou na colônia. Daí, o coordenador tomou gosto pela corrida e nunca mais parou com a atividade. Ele diz que tudo em seu corpo mudou e hoje se sente como se tivesse 30, 35 anos.
Muitos prêmios e muita saúde
O corredor já percorreu inúmeras cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Espírito Santo. Inclusive, já fez três vezes o percurso de Itabira rumo à Serra da Piedade correndo (a distância é de 86 quilômetros). Darlan já fez três maratonas, centenas de corridas, e coleciona troféus e medalhas. São 274 troféus e mais de 500 medalhas, que ele guarda com muito carinho. Em 2025, a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, que acontece em 31 de dezembro no Rio de Janeiro, nem é novidade para o itabirano: “Já participei três vezes da São Silvestre. Ano que vem é os 100 anos da competição, e eu e a minha equipe provavelmente vamos estar lá, se Deus quiser”, projeta.
Ele lidera uma equipe com cerca de 70 integrantes, dos quais um dos destaques é o corredor conhecido como Zé da Paz. Ele que é um dos mais idosos na modalidade em Itabira, tem 77 anos, e antes da corrida tinha depressão. “Hoje mesmo na hora que a gente estava fazendo uma inscrição de uma Corrida da Lua, ele comentou isso comigo, que tinha depressão. Hoje ele não tem mais nada e corre para tudo quanto é lado, viaja com a gente”, comenta.