Um helicóptero caiu em Caruaru no final da tarde desta segunda-feira (9). O acidente ocorreu na comunidade Lagoa de Pedra, na zona rural do município do Agreste pernambucano.
Três pessoas estavam dentro da aeronave, e segundo informações oficiais dos órgãos presentes no local, duas vieram a óbito, enquanto a outra foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Ainda de acordo com o Samu, as vítimas fatais são do sexo masculino, tinham idades entre 40 e 45 anos, e foram encontradas carbonizadas no local.
O sobrevivente, por sua vez, tem aproximadamente 40 anos e se trata de Henrique da Cunha Santos, conforme apurou a Folha de Pernambuco com Geraldo Santos, amigo do empresário.
Segundo Geraldo, Henrique teve 90% do corpo queimado. Ele está internado na UTI do Hospital Santa Efigênia, no bairro Maurício de Nassau.
Ainda de acordo com Geraldo, o trio presente no acidente estava realizando um teste no helicóptero, que acabara de passar por manutenção.
Através de nota, a “Secretaria de Saúde de Caruaru se solidariza com as famílias envolvidas e reitera seu compromisso com a transparência e a eficiência nos atendimentos de urgência”.
O que diz a Aeronáutica
Em e-mail enviado à reportagem, a Aeronáutica informou que os investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados em Recife, foram acionados para realizar a Coleta de Dados da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-OPS, em Caruaru.
Ainda segundo a Força Aérea, na Coleta de Dados são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Em breve a ocorrência estará disponível no site do CENIPA.
Acidente em Caruaru
Em vídeos que circulavam pelas redes sociais após a queda do helicóptero, era possível ver pessoas próximas ao local do acidente tentando ajudar as vítimas da queda.
A aeronave caiu numa área de mata, longe de casas ou estabelecimentos. Os vídeos mostram o veículo em chamas após atingir o chão.
Uma equipe do plantão da Delegacia de Caruaru foi acionada até o local para a realização das primeiras diligências.
Para realizar os primeiros socorros o Corpo de Bombeiros de Pernambuco enviou três viaturas, entre salvamento, resgate e combate a incêndio.
Ambulâncias e motolâncias do Samu Agreste também estiveram no local para auxiliar no atendimento.