Tatiana Santos
Um caminhão carregado de concreto tombou na estrada 105, que dá acesso à Funcesi, em Itabira, e resultou em três pessoas feridas, na tarde desta quarta-feira (25/09). O motorista do caminhão envolvido no acidente ficou por mais de uma hora preso às ferragens, devido à dificuldade que os socorristas tiveram ao retirá-lo da cabine, pois ele estava com as pernas e braços presos.
Apesar do resgate difícil, ele estava consciente, mas tinha ferimentos leves e foi encaminhado ao Pronto Socorro Municipal para receber atendimento. Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local, além de uma equipe com três ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) estiveram no local para preservarem a vida do motorista. Funcionários da Cemig também ajudaram nos trabalhos disponibilizando cordas. Outras duas pessoas feridas também foram retiradas do caminhão.
Resgate delicado
Sargento Fernando, que atua como bombeiro militar em Itabira há 17 anos, contou um pouco sobre a dinâmica do resgate. “Por mais que a gente treine bastante, cada tipo de acidente tem uma situação diferente. Aqui no caso, se trata de um caminhão de carregado de concreto e a vítima estava com as pernas presas entre o painel, o volante e a parte debaixo da cabine. Então, nós tivemos dificuldade, a gente não consegue levantar a cabine com o peso. Então, a gente tinha um apoio de alguns caminhão munck, que vieram até o local. Apesar de não conseguir levantar muito, mas a gente conseguiu ter êxito. A gente foi arrancando um pedaço do caminhão, arrancou o volante, foi debelando partes do corpo dele. Liberamos uma perna primeiro, liberamos a segunda perna, liberou um braço dele, até que a gente conseguiu ter êxito na operação”, detalhou.
Confira a reportagem: