Tatiana Santos
Quem nunca pensou em viver viajando, conhecendo vários países e culturas diferentes? Esse é o sonho de muitas pessoas. Sonho esse que vem sendo realizado pela itabirana Alana Alves Santos, advogada e especialista em milhas. Com muita história na bagagem, ela já conheceu a Bolívia, a Austrália, os Estados Unidos, Itália, Portugal, Curaçao (no Caribe), Chile, Argentina, Uruguai, Colômbia e Punta Cana (na República Dominicana). Neste ano de 2025 realizou o sonho de quando tinha 15 anos, que era ir para a Disney, algo que a marcou muito, por resgatar a Alana adolescente.
Ela é tão apaixonada por viagens que faz disso um estilo de vida. Realiza mentorias sobre milhas, atua nesta área como advogada e mantém uma página no Instagram, onde compartilha seus passeios pelo mundo e dá dicas para viajar mais, gastando menos. Alana explica que os pais, Don e Magda, sempre gostaram de pegar a estrada e se aventuraram com Alana ainda pequena, o que a fez tomar gosto pela prática.

“A gente fez uma viagem de carro para a Bolívia, conhecendo várias cidades, vários estados. Acho que lá deu uma despertada. Eu era bem novinha. Tenho uma irmã seis anos mais nova e, nessa época, ela estava na barriga. Nasceu viajante”, recorda. No ensino médio, Alana partiu rumo à Austrália para um intercâmbio, que a levou ainda mais, a querer descobrir o mundo.
A itabirana conta que queria viajar, e como não tinha muito dinheiro, precisava encontrar formas mais acessíveis e econômicas para isso. Com a veia de viajante aguçada, a itabirana foi apresentada por sua estagiária à milhagem. Se formou e passou a estudar e explorar o universo das milhas.
O que são milhas?
Alana explica que as milhas são recompensas de programas de fidelidade, como companhias aéreas e cartões de crédito, que funcionam como uma moeda de troca para resgatar benefícios, dentre eles, passagens e hospedagens, e até compras do dia a dia. Inclusive, tudo é regulamentado pelo Código de Defesa do Consumidor. “O mundo das milhas, à primeira vista, parece complexo. Mas ele é muito mais fácil do que se imagina”.
Para esclarecer as principais dúvidas, Alana tem compartilhado seus conhecimentos na área. No último dia 27 de outubro, ofereceu uma aula online, que serviu como porta de entrada para o universo das milhas. Mostrou, na prática, diversas maneiras de conseguir viajar, garantir aquele hotel com um preço melhor, ou trocar por produtos ou serviços, e mostrar como fazer compras no dia a dia sem gastar mais nada por isso. Segundo a advogada, muitas pessoas acabam perdendo muito dinheiro por não saberem os benefícios da milhagem.
Amadurecimento
Essas experiências trazem enriquecimento cultural e crescimento, e a advogada sabe muito bem disso: “Eu acho que as viagens me trouxeram todo o amadurecimento que eu pude ter na vida. Elas me ajudam a gostar mais dos lugares, a valorizar mais a minha casa quando eu volto. Me ajudam a aproveitar mais a vida, a entender que cada cultura é única e que a gente tem que conhecer”.