Tatiana Santos
O Dia do Advogado é lembrado em todo país na data de 11 de agosto. Diversas ações foram realizadas no Brasil pelos profissionais que atuam na área jurídica. Mesmo sendo tão importante, ainda há desconhecimento da profissão. A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Itabira, Patrícia de Freitas, e o vice-presidente em exercício, Euler Dias, contam sobre a atuação.
De acordo com Dra Patrícia, antigamente, o pensamento era de que o advogado só servia quando havia algum problema. Muitos diziam que se a pessoa estava procurando um advogado, era porque precisava resolver uma pendência. “Temos atuado arduamente para mudar essa concepção, porque a gente entende que o conhecimento jurídico tem que ser levado para a população de uma maneira geral. O advogado é a voz do cidadão perante o sistema de justiça”, argumenta.
Ainda conforme esclarece, o poder judiciário é um pouco mais distante das pessoas, por causa da linguagem, das formalidades, dos procedimentos, sendo que o advogado é o elo entre o cidadão e o poder judiciário. “Além disso, é quem realmente corre atrás dos direitos e garantias previstos na legislação para o cidadão”, declarou.
Um apaixonado pela OAB
Se dizendo suspeito para falar sobre a profissão, Dr Euler se declara “um apaixonado pelo Direito, pela OAB especificamente”. O advogado ressalta o trabalho da subseção da ordem em Itabira, que segundo ele, já conta com mais de 600 inscritos. Ele adianta que em breve os advogados do município terão uma sede própria. Ainda conforme afirma, a atual gestão vem trabalhando com afinco para alcançar os objetivos e projetos o mais breve possível.
A OAB de Itabira realiza diversos seminários, oficinas e eventos para aperfeiçoamento dos que atuam na área. Além disso, diversas comissões trabalham os direitos de forma específica na entidade. Uma delas é o direito na escola. “A gente vai para dentro da sala de aula para ensinar os alunos um pouco sobre o direito. Porque todo mundo acha que só tem direito, não é? Mas a gente, além dos direitos, também tem deveres. Então, muitos ficam afoitos na hora de brigar pelo seu direito e esquecem de refletir das suas obrigações também”, detalha a advogada, que ainda emenda: “É por isso que é muito importante levar este conhecimento para a população, seja na forma de orientação, seja dentro da sala de aula, ou da própria população consultando o seu advogado”.
Capacitação
Os profissionais jurídicos salientam a importância da capacitação constante, com estudos para o resto da sua vida, uma vez que há uma frequente alteração na legislação brasileira. Para isso, o advogado precisa se atualizar, não mais cabendo o profissional que formou, abriu a porta para trabalhar e não se atualizou, é o que afirmam a presidente e o vice da OAB de Itabira.