Tatiana Santos
O grupo Alcoólicos Anônimos em Itabira realizará um encontro de informações ao público. A reunião acontecerá no próximo dia 5 de janeiro, às 14h, no Salão Paroquial da Igreja Santo Antônio, no bairro Gabiroba. Todas as pessoas interessadas podem comparecer, mesmo aquelas que não têm problema com o álcool.
De acordo com o integrante da irmandade, denominado como *Mendes, o objetivo do encontro é informar que existe uma saída para o vício do álcool, que é considerado uma doença.
Além disso, a finalidade é divulgar a existência de um grupo no Gabiroba, que apoia as pessoas que desejam mudar de vida, deixando o uso do álcool. “A importância deste encontro é mesmo de fazer uma divulgação a todos os cidadãos Itabiranos a respeito desses grupos”, explica Mendes.
Perdi tudo
Mendes conta que bebia abusivamente, e mesmo com sua mãe pedindo para que entrasse no AA para ser ajudado, de início ele foi resistente. Precisou ser internado para se desintoxicar e foi levado a uma casa de recuperação, onde ficou por 9 meses. “Lá, foi passado para mim que eu era uma pessoa doente. A gente acha que o alcoolismo não é doença. Mas é uma doença emocional, espiritual. Aí eu vim para o AA, já há 20 anos”, relata. Ele alegou que a bebida lhe tirou seu maior bem: a família. “Eu perdi minha esposa, eu não vi meus filhos crescerem. Perdi tudo. Só não perdi a vida”. Mendes conseguiu parar de beber, mas com a consciência de que deve sempre evitar o primeiro ‘gole’, pois a partir dele, pode voltar ao vício.
Alcoólicos Anônimos em Itabira
De acordo com ele, o AA chegou a Itabira em agosto de 1977, contabilizando sete grupos na região, sendo um no bairro Gabiroba, um no Centro, no bairro Hamilton e no Jardim das Oliveiras. Na região, em Ipoema, Itambé do Mato Dentro e São Gonçalo do Rio Abaixo. Em Minas Gerais, são 750 grupos da irmandade, sendo 150 na capital e 4500 no Brasil. As reuniões acontecem mensalmente.
*O nome verdadeiro foi trocado para preservar a identidade do integrante do AA.