A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta quarta-feira (13) sobre os riscos do botulismo, uma doença que pode ser desencadeada pela aplicação de Botox, procedimento estético muito popular no Brasil. O aviso foi emitido após a Anvisa receber notificações de dois casos relacionados ao uso da toxina botulínica.
Com o objetivo de alertar profissionais de saúde e pacientes, a Anvisa ressaltou os perigos do procedimento, que é frequentemente considerado seguro. Além disso, a agência determinou que as bulas dos produtos à base de toxina botulínica agora incluam um aviso sobre os riscos de efeitos adversos em áreas distantes do local da aplicação.
O botulismo é uma doença provocada pela toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Os sintomas podem surgir semanas ou até meses após a aplicação do Botox e incluem visão borrada, pálpebras caídas, fala arrastada e dificuldades para engolir e respirar. Nos casos mais graves, a doença pode levar à paralisia muscular generalizada e até à morte.
Diante desses riscos, é fundamental que qualquer pessoa que apresente sintomas procure imediatamente um médico ou pronto-socorro, informando o profissional que realizou o procedimento.
FONTE: O tempo