Tatiana Santos
Em todo o país, a presença de queimadas tem atrapalhado a vida de populações e causado sofrimento a animais, em especial na região do Pantanal brasileiro. Como a mais extensa área úmida tropical do mundo, com praticamente 140 mil quilômetros quadrados no Brasil, o Pantanal perdeu pelas queimadas uma extensão de 15,61% do território. A informação é do laboratório de aplicações de satélites ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os incêndios deste ano já superaram em quase 8% o registrado no mesmo período até agosto de 2020, ano que foi recorde de queimadas.
De acordo com Anderson Fernandes Barreto, veterinário do grupo de resposta a animais em desastres, inúmeras espécies têm sido encontradas carbonizadas, por não terem conseguido fugir das chamas. Outros animais que são resgatados são aqueles que acabam se adentrando em áreas que já foram queimadas. Com isso, essas vítimas do fogo têm as patas queimadas.
“A gente olha pela superfície, não parece que está queimando, mas quando o animal caminha até essa área, ele acaba afundando e debaixo dessa superfície está pegando fogo e acaba queimando, atingindo principalmente as patas desse animal”, descreve o veterinário, afirmando que esta é a primeira vez que encontraram essa situação, o que reforça a amplitude dos incêndios.
Catastrófico
Dr Anderson diz que o período de queimadas deste ano “foi um incêndio catastrófico” com morte de animais importantes na região pantaneira, como a onça, que apesar de ter velocidade, não conseguiu escapar do fogo. “Por exemplo, esse ano nós já tivemos registrado os três óbitos de onças, que são animais topo de cadeia, que tem uma capacidade de deslocamento muito rápida, correm, nadam, escalam e estão sendo afetados de forma muito brusca”, declara.
Para o especialista, por ser animal de base de cadeia altamente afetado, essa é uma constatação preocupante. Grupos que atuam nos focos de incêndio temem que o número de mortos possa ser maior do que o dos incêndios que devastaram a região em 2020.
Leia também: