A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta segunda-feira (24/2), o cancelamento do registro de 47 pomadas para fixação e modelagem capilar. Com essa medida, a comercialização desses produtos está proibida em todo o Brasil.
A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU), faz parte de uma ação contínua da Anvisa para garantir a segurança dos cosméticos disponíveis no mercado. Nos últimos dois anos, cerca de 1.500 pomadas capilares tiveram seus registros cancelados, uma vez que não atendiam às novas exigências da agência.
De acordo com a Anvisa, as empresas responsáveis não conseguiram comprovar a segurança de seus produtos nem atualizaram os rótulos com as informações detalhadas, conforme exigido. Como resultado, a agência determinou o cancelamento do registro e a proibição da venda desses itens.
Além disso, a Anvisa alerta que o uso de pomadas irregulares ou de forma inadequada pode ocasionar efeitos adversos graves, como cegueira temporária, ardência ocular intensa, lacrimejamento, coceira, vermelhidão, inchaço nos olhos e dores de cabeça. A agência reforça a importância de se atentar à procedência dos produtos utilizados para evitar riscos à saúde.
FONTE: Metrópoles