Tatiana Santos
“A prevenção é o melhor remédio”. Essa é a orientação da educadora física, personal trainer e coach em corrida de rua, Cláudia de Lima Simões, sobre a importância de se adotar uma rotina diária de exercícios físicos. Ela, que também é dona de academia, já correu quatro maratonas e várias meia-maratonas, tem respaldo sobre o assunto.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, se exercitar não é somente para conquistar um corpo bonito e definido, mas é envolve a saúde do organismo como um todo. Cláudia afirma: “Hoje a atividade física se tornou uma questão de saúde pública, pois praticar uma atividade física te ajuda a envelhecer bem, com saúde, sem depender das pessoas. Não é somente para a estética”.
De acordo com a profissional, movimentar o corpo (seja em uma academia ou na rua), traz inúmeros benefícios, como: melhorar a qualidade do sono, evitar o stresse, as doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, trazendo melhorias para o nosso dia a dia. Ainda segundo Cláudia, uma pesquisa recente em artigo científico, aponta que uma caminhada leve de 30 minutos por dia é capaz de diminuir em 30% o índice de Acidente Vascular Cerebral (AVC), prevenir a hipertensão, o colesterol, o diabetes, além de aliviar o stresse e a ansiedade.
Musculação
Antes vista como uma atividade para “marombeiros” e fisiculturistas, a musculação traz grandes benefícios para as pessoas ‘comuns’, conforme Cláudia explica. A educadora lembra que para envelhecer bem, é necessário ter massa magra, que é conquistada com musculação. A prática produz os benefícios citados acima, além de melhorar o humor, a autoestima, a postura, permite socialização, e até reduz o risco de câncer, segundo artigos recentes. E não é preciso que a pessoa passe o dia todo em uma academia. “Muita gente fala assim: ‘eu não tenho tempo e nem dinheiro’. Mentira. Tempo, todos nós temos. Tudo é prioridade. Se você acordar e falar que tem que fazer algo que ninguém pode fazer por você, você estará cuidando da sua saúde. Ou você cuida da sua saúde agora, ou você cuidará da sua doença no futuro. A prevenção é o melhor remédio”.
Escolha conforme necessidades individuais
É válido ressaltar que não existe um esporte melhor que o outro, mas a escolha da atividade física depende de pessoa para pessoa, dos objetivos e necessidades individuais. Mas, independentemente da escolha, é fundamental um bom treino, disciplina, alimentação balanceada, ingestão adequada de água e dormir bem. “O acompanhamento de um educador físico é muito importante. Você tem que movimentar, você não pode ficar parado. Isso depende de cada um, dos seus objetivos e de sua doença”, é o que diz Cláudia.
Academia Endofit: Avenda Dr. Pedro Guerra, 1325, Gabiroba-Itabira (em frente o Mart Minas)
Telefone: (31) 2026-0999
Instagram: academiaendofit