Por Tatiana Santos
Os atletas da Associação Crianças do Amanhã (Asca) voltaram para casa com grandes conquistas após uma participação marcante no Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo. O evento ocorreu de 12 a 16 de agosto, na Expo Brasília (Parque da Cidade), em Brasília /DF, sob a organização da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).
A competição reuniu milhares de atletas de todo o país, desde as categorias de novos talentos até a elite adulta da modalidade. O empenho nos treinos e a dedicação da equipe resultaram em medalhas e excelentes desempenhos na competição nacional.
O grande destaque do projeto foi Humberto Vinicius Ribeiro Marques, que subiu ao topo do pódio duas vezes. Ele sagrou-se campeão brasileiro individual na categoria Sub-21 (até 74 kg) e garantiu o bicampeonato brasileiro na disputa por equipes TK3.
A equipe também comemorou o ótimo resultado de Miguel Weber Lage Alvarenga, que conquistou a medalha de bronze ao garantir o 3º lugar na categoria Cadete (até 61 kg). Outra conquista importante veio com a atleta Raquel, que sagrou-se campeã brasileira na categoria Master 2 (acima de 67 kg, faixa de 8º a 5º Gub).
Além dos medalhistas, a Asca contou com a participação de Nathan Augusto de Oliveira, Manuela Martins Duarte, Gustavo Ferreira, Rodrigo Moura, Felipe e Diego. Todos representaram a associação com garra, espalhando o espírito de equipe e mostrando a força do trabalho esportivo realizado no projeto.
19 anos formando atletas e cidadãos
A Associação Crianças do Amanhã (ASCA) nasceu em abril de 2007, em Itabira, a partir da iniciativa do professor Leonardo Crispim, que reunia 13 alunos para treinos voluntários de Taekwondo no bairro João XXIII. A ação ganhou o reforço de mestres marciais, como Martinho Oliveira, Daú Primo, Luciano Hilário e Edinho Madeira, além apoio jurídico. A entidade se formalizou como uma organização sem fins lucrativos focada em usar a disciplina e os valores do esporte para promover cidadania e inclusão social entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Ao longo desses 19 anos, o projeto expandiu suas atividades para diversas modalidades esportivas e adaptadas, alcançando pessoas de todas as idades na região do Médio Piracicaba e impactando mais de 5 mil vidas. Filiada a federações estaduais e nacionais, a ASCA se transformou em uma referência em gestão esportiva e teve sua trajetória coroada em 2022, quando um ex-aluno assumiu a presidência da entidade, firmando o legado da instituição na formação de cidadãos.