Três dias após vencer o Cruzeiro por 2 a 1 no Campeonato Mineiro e elevar o astral na temporada, o Atlético estreia no Campeonato Brasileiro com outra difícil missão. Embalado pelo resultado no clássico mineiro, o Galo recebe o Palmeiras na Arena MRV, às 19h, tentando superar marcas na competição.
Com um elenco bastante reforçado, o Atlético quer melhorar a colocação na última edição do Campeonato Brasileiro. Em 2025, o Galo terminou na 11ª colocação da competição, e para sonhar com objetivos maiores, é fundamental começar com uma vitória diatne do Palmeiras.
Mas para isso, será necessário encerrar um incômodo jejum. O Atlético não vence em estreias do Campeonato Brasileiro há quatro anos. Em 2025, o Galo, ainda sob comando de Cuca, visitou o Grêmio e perdeu por 2 a 1. Os gols do Tricolor Gaúcho foram marcados por Matías Arezo e Edenílson, enquanto Rony descontou.
Em 2024, o adversário da estreia foi o Corinthians, na Neo Química Arena, e a partida terminou empatada em 0 a 0. No ano anterior, o primeiro jogo do Atlético no Campeonato Brasileiro foi contra o Vasco, no Mineirão. O Galo foi derrotado por 2 a 1, com gols de Andrey Santos e Gabriel Pec. O zagueiro Maurício Lemos marcou para os mineiros.
A última vitória do Atlético na estreia do Campeonato Brasileiro foi em 2022. No Mineirão, o Galo venceu o Internacional por 2 a 0, com dois gols marcados pelo ídolo Hulk.
Jejum contra o Palmeiras
Além de tentar encerrar a marca negativa em estreias, o Atlético também quer acabar com um jejum como mandante contra o Palmeiras. Já são sete partidas sem vencer o Alviverde dentro de casa. Neste período, são quatro derrotas e três empates.
Desde a inauguração da Arena MRV, em 2023, os dois times já se enfrentaram no estádio em duas oportunidades. E em ambas o Galo foi derrotado e sequer anotou gol. Em 2025, o Atlético perdeu por 3 a 0, e no ano anterior, por 4 a 0.
Em 2021, na 16ª rodada do Brasileiro, no Mineirão, o Atlético conquistou a última vitória como mandante contra o Palmeiras. Com dois gols de Savarino, o Galo ganhou por 2 a 0.
Times
Jorge Sampaoli começou o Campeonato Mineiro com um time reserva e aos poucos foi colocando os jogadores da equipe principal. Passada a fase inicial da temporada, agora o treinador vai levar a campo o que tem de melhor.
A principal dúvida para o confronto é a presença do lateral-direito Angelo Preciado. Com uma entorse no tornozelo esquerdo, o equatoriano não participou das atividades em campo nesta terça-feira (27/1) e fez apenas fisioterapia para tratar a lesão.
Caso ele não esteja à disposição, Jorge Sampaoli tem a opção de escalar Natanael, que é da posição, ou então deslocar o volante Alan Franco.
Há também a expectativa da estreia de Mateo Cassierra. O atacante foi regularizado e pode fazer o primeiro jogo pelo Atlético. A tendência é que ele comece no banco de reservas.
Pelo lado do Palmeiras, Abel Ferreira não vai poder contar com Felipe Anderson, que sentiu incomodo no joelho e não viajará com o restante do grupo. Já Vitor Roque, recuperado de um incômodo na coxa, participou integralmente das atividades e deve retornar à escalação titular do Palmeiras.
Momento
A vitória contra o Cruzeiro no último domingo (25/1) deu tranquilidade para Jorge Sampaoli. Com o resultado, o Galo chegou a sete pontos e está na terceira colocação do Grupo A. O Democrata-GV é o segundo, com a mesma pontuação, enquanto a URT lidera, com 11.
Atlético x Palmeiras
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro
📍Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
📅Quando: quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, às 19h
📺Transmissão: Sportv, Premiere e canais O TEMPO e O TEMPO Sports no YouTube
⚖️Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo (RJ); Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ). VAR: Wagner Reway (SC)
Provável Atlético: Everson, Natanael (Alan Franco), Ruan Tressoldi, Vitor Hugo (Alonso) e Renan Lodi; Alan Franco, Maycon, Victor Hugo e Bernard; Dudu e Hulk. Técnico: Jorge Sampaoli
Provável Palmeiras: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Marlon Freitas, Andreas Pereira e Mauricio; Allan, Flaco López e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira
Fonte: O Tempo