Avião é interceptado pela Força Aérea, cai e espalha tabletes de drogas sobre aldeia indígena

FAB interceptou bimotor com drogas Foto: Divulgação/FAB

Bimotor derrubado neste domingo (13) caiu sobre aldeia indígena Ariramba, localizada na região do rio São Manoel, na divisa de Mato Grosso com Pará.

Um avião bimotor interceptado neste domingo (13) por caças da FAB (Força Aérea Brasileira) caiu e espalhou dezenas de tabletes de drogas sobre a terra indígena Ariramba, localizada na região do rio São Manoel, na divisa de Mato Grosso com Pará.

Logo após a colisão da aeronave com o solo, indígenas que vivem na aldeia recolheram dezenas de pacotes de drogas que se espalharam em uma área de plantação. O material foi apreendido pela polícia. Segundo informações divulgadas pela FAB, o bimotor vinha do Peru e foi interceptado por caças A-29 Super Tucano, após entrarem sem autorização no espaço aéreo nacional.

A ação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais, em parceria com a Polícia Federal e apoio do Grupo Especial de Fronteira, vinculado à Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

Os pilotos da FAB seguiram os protocolos de policiamento do espaço aéreo brasileiro e adotaram as medidas coercitivas de averiguação, como o reconhecimento a distância e a interrogação, seguidas de medidas de intervenção, incluindo ordens de mudança de rota.

“Após a persistência do comportamento irregular, o bimotor desceu e colidiu com o solo”, declarou a FAB. Um helicóptero de resgate Black Hawk foi acionado. Agentes da Polícia Federal prenderam dois cidadãos bolivianos, além dos pacotes com drogas. Segundo a FAB, trata-se de uma “substância análoga à maconha”. Os suspeitos e o material apreendido foram levados sob custódia até a cidade de Alta Floresta (MT).

A interceptação faz parte da Operação Ostium, do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, que tem o objetivo de combater ilícitos no espaço aéreo brasileiro por meio de ações coordenadas entre a FAB e órgãos de segurança pública.

No dia 11 de fevereiro, a operação interceptou outro avião carregado de drogas, que entrou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro, vindo da Venezuela. Com participação de agentes da PF, foram identificados dois traficantes mortos na queda da aeronave e confirmada a presença de drogas no interior.

Outra interceptação ocorreu no dia 3 de fevereiro, quando um avião vindo do Peru entrou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro carregado de drogas. Segundo a FAB, a ação coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais teve como resultado a apreensão de 500 quilos de drogas (maconha e haxixe).

Após determinação dos militares e dos policiais, o avião fez um pouso forçado em uma pista de terra nas proximidades de Manacapuru, a 80 km de Manaus, e chegou a bater em algumas árvores. Em seguida, o piloto incendiou a aeronave e fugiu. De acordo com a Polícia Federal, foi possível apreender a droga antes das chamas destruírem o carregamento ilegal. (ANDRÉ BORGES)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Tradição: comunidade do João XXIII realiza encenação da Paixão e Morte de Cristo na Sexta-feira Santa

Tatiana Santos A semana Santa é uma celebração cristã que relembra a paixão, morte e ressurreição de...

Santos perde atacante para duelo contra o Atlético, pelo Campeonato Brasileiro

Em má fase e sem técnico, o Santos ganhou mais um problema para o duelo contra o Atlético. As duas...

Homem é encontrado espancado e com chave de fenda cravada no pescoço em Venda Nova

Tentativa de homicídio foi registrada na avenida Doutor Álvaro Camargos nesta madrugada Um homem de...