Cães conseguem detectar Parkinson anos antes dos sintomas e com 98% de precisão

Dois cachorros foram treinados para farejar o odor da doença e conseguiram distinguir entre mais de 200 amostras

Um novo estudo ilustrou como cães treinados conseguiram detectar doença de Parkinson com quase 100% de efetividade, mesmo em pessoas que ainda não desenvolveram nenhum sintoma. Realizado pelo Medical Detection Dogs e as Universidades de Bristol e Manchester, na Inglaterra, a pesquisa foi publicada na última terça-feira (15/7).

Os cachorros foram treinados pela Medical Detection Dogs, uma empresa sem fins lucrativos da cidade de Manchester. Eles foram ensinados a sentirem os odores diferentes de fluidos corporais, como saliva, de pessoas com ou sem doença de Parkinson.

No estudo duplo-cego, ou seja, somente um computador tinha a informação correta das amostras, a detecção chegou a sensibilidade de até 80% e especificidade de até 98%. Além disso, eles conseguiram detectar a presença da doença mesmo em pessoas com outras condições de saúde adicionais.

Claire Guest, CEO e Diretora Científica da Medical Detection Dogs, declarou: “Estamos extremamente orgulhosos de afirmar que, mais uma vez, os cães conseguem detectar doenças com muita precisão. Atualmente, não há testes precoces para a doença de Parkinson e os sintomas podem começar até 20 anos antes de se tornarem visíveis e persistentes, levando a um diagnóstico confirmado. Por isso, o diagnóstico oportuno é fundamental, pois o tratamento subsequente pode retardar a progressão da doença e reduzir a intensidade dos sintomas”, como publicou o site Science Daily, divulgador científico.

Os dois cães que participaram do estudo se chamam Bumper, um Golden Retreiver, e Peanut, um Labrador Preto. 

Fonte: O tempo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Projeto leva diversão e aprendizado a 140 alunos do Cmei Maria Tôrres Horta, em Itabira

Por Tatiana Santos A última terça-feira (03/03) foi marcada por sorrisos, movimento e muito...

Instituto ITI recebe Receita Federal em Itabira e alinha metas estratégicas para 2026

Por Tatiana Santos O Instituto ITI promoveu nesta sexta-feira (06/03) uma reunião de alinhamento...

26º Batalhão reforça segurança com novo muro em parceria com empresas

Por Tatiana Santos Uma soma de esforços entre a Polícia Militar e o setor privado resultou na...