Tatiana Santos
Itabira tem um comércio forte, e a época que antecede o Natal é mais uma oportunidade de fomentar ainda mais esse setor que emprega tantas pessoas na cidade. Pensando nisso, todos os anos a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em Itabira desenvolve a tradicional campanha ‘Show de Natal’ para estimular os consumidores a comprarem no comércio local e aquecer as vendas de final de ano.
O diretor da entidade, Eduardo Gomes, explica que neste ano a CDL está realizando mais uma ação que é uma das maiores de Minas Gerais, com várias novidades. De acordo com o dirigente, são mais de R$100 mil em premiação total e inúmeros clientes beneficiados: “O destaque esse ano é que serão mais pessoas premiadas”, resume. Haverá R$50 mil divididos em cinco vale-compras no valor R$10mil para cada ganhador, além de uma moto. Serão sorteadas 100 cestas de Natal para quem comprar a partir de R$40, que dá direito a uma seladinha nas lojas participantes para concorrer. Como todos os anos, haverá uma grande festa de encerramento da campanha em janeiro, quando os prêmios serão sorteados, na Praça do Campestre, onde haverá shows.
Eduardo aprofunda: “Também, no decorrer do dezembro, o JL Supermercados, que é o patrocinador master do Natal, vai sortear também cinco vale-compras de R$500 exclusivo para os clientes que comprarem lá”. Dentre as novidades desse ano, haverá 300 panetones com uma sacola personalizada da campanha, que serão trocados pelo acúmulo de compras no valor de R$500 em cupom fiscal nas lojas participantes. Lembrando que não será sorteio, ou seja, as 300 primeiras pessoas que acumularem o valor têm direito ao panetone no ponto de troca que ficará a partir de 12 de dezembro (quinta-feira), ao lado da Praça Acrísio Alvarenga.
Ganha o cliente, ganha o lojista
Os mais de 100 lojistas também sairão beneficiados, e Eduardo destaca algumas alterações: “Nós mudamos um pouco a dinâmica da campanha, e está dando muito certo. Já é o terceiro ano que é assim. Antigamente a gente dava, por exemplo, um carro. Além às vezes de premiar uma pessoa só, a pessoa ganhava o carro. Talvez no dia seguinte já vendia, perdendo um pouco por uma necessidade particular ali do carro e não ser talvez o que a pessoa queira no momento”, descreve. Por este motivo, serão sorteados cinco vale- compras no valor de R$10mil: “Essas cinco pessoas que ganharem esses vale-compras vão poder voltar nessas lojas que estão na campanha e consumir. Então, o dinheiro vai voltar para a própria empresa”.
Para valorizar os lojistas, haverá o concurso de vitrine de Natal, pelo segundo ano consecutivo, premiando R$20mil. A loja precisa estar participando da campanha, ter uma vitrine com tema natalino, fazer três fotos e solicitar a participação. A escolha será por votação popular dos clientes. O ganhador receberá um prêmio de R$10mil, o segundo conquistará R$5mil, o terceiro R$3mil, e o quarto colocado terá R$2mil.
Eduardo diz que a campanha não é apenas entrega de prêmios, mas também tem seu lado social, como por exemplo, na chegada do Papai Noel em 1º de dezembro, quando houve distribuição gratuita de picolé, guloseimas, e momentos de descontração para as famílias. “Eu gosto sempre de falar que a CDL elabora suas ações junto da diretoria, mas sem a participação do lojista nada acontece. A gente não consegue fazer nada sozinho, precisamos da união de todos. Então, agradecer a todos os lojistas, os associados e as lojas que sempre nos apoiam, toda diretoria, aos apoiadores em geral”, finaliza, lembrando que os patrocinadores são os seguintes: Comercial Cariacica, Sicoobi, Teodoro Motos, Supergasbras e Italoc.
Horário especial
O comércio já está funcionando com horário estendido em uma hora, ou seja, até às 20h. No sábado (14) haverá também atendimento até mais tarde. Na semana seguinte, começa a funcionar até às 21.