Tatiana Santos
Os candidatos a prefeito de Itabira, João Izael Querino Coelho (PMN), Neidson Dias Freitas (MDB) e Ronaldinho Teteco (PRTB), participaram de uma sabatina na noite dessa segunda-feira (23/09), na sede da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita). A finalidade do encontro foi permitir que cada postulante mostrasse suas propostas e se colocasse à disposição dos participantes, respondendo aos questionamentos em diversas áreas referentes ao desenvolvimento do município. Os candidatos destacaram a importância do espaço para dar a oportunidade de divulgarem seus projetos em prol do futuro de Itabira. Estiveram envolvidas no fórum 72 entidades.
João Izael
O candidato João Izael, que já esteve à frente do Executivo municipal, argumentou que a sabatina foi de grande importância para os concorrentes ao pleito, pois proporcionou a oportunidade de esclarecimentos sobre cada proposta para Itabira. Ele colocou como uma questão principal, o projeto de conclusão das edificações dos campi da Universidade Federal de Itajubá (Unifei/Itabira) e utilização dos dois prédios já construídos.
O político ainda adiantou que seu planejamento é aproveitar o espaço com uma incubadora de empresas e um Parque Científico Tecnológico. “Certamente, isso vai gerar os empregos que nós precisamos na nossa cidade”, definiu, afirmando que para um gestor público é de grande relevância a parceria com entidades de classe como a Acita, que ajuda na boa gestão dos recursos para as áreas mais fundamentais, que é a geração de emprego e renda.
Neidson Freitas
O emedebista agradeceu à Acita pela oportunidade de divulgar os projetos de cada candidato, e afirmou que o objetivo de sua campanha é mostrar que Itabira tem muito a se avançar, principalmente na área da saúde e no âmbito social. O ex-vereador ressaltou que pretende melhorar a questão do tempo em que os pacientes ficam no Pronto-Socorro Municipal aguardando na fila pelo atendimento.
Ele salientou a necessidade de ajudar os cidadãos com moradias populares. Neidson ainda atribuiu o fenômeno social de violência ao fato de o Presídio de Itabira ter sido desativado, há cerca de quatro anos. “Colocamos aqui as nossas propostas, que vêm de encontro a resolver esses problemas. Estou preparado, tenho conhecimento suficiente para isso, de oportunidade para mudar, renovar e fazer o certo”, defendeu.
Ronaldo Teteco
Servidor público concursado há 28 anos, o candidato Ronaldo de Paula Andrade “Teteco”, enalteceu o espaço concedido pela Acita, e aproveitou para pedir uma oportunidade no Executivo, em especial dos eleitores indecisos. Ele argumentou que sua candidatura representa a mudança e a renovação de Itabira, e que suas plataformas principais são a saúde, a educação e a diversificação econômica.
Além disso, o candidato colocou alguns pontos específicos, como a captação de água para atender à população. “Com saúde em primeiro lugar. Qualidade de vida é ter uma água para todos os itabiranos, principalmente [trabalhar] a diversificação econômica, investir no pequeno produtor, empreendedor, trazer recurso para o nosso município”, definiu o político.