Tatiana Santos
O cantor e compositor itabirano Marcus das Serras se organiza para lançar o seu trabalho no formato vinil. O objetivo é expandir seu projeto musical no mercado artístico, investindo no campo fonográfico, que vem crescendo no Brasil. O EP ‘Mar de Montanhas’ será distribuído em unidades autografadas pelo artista. O material estará disponível a partir de 2025, contendo cinco canções autorais. O lançamento do vinil faz parte de um dos presentes destinados aos fãs em comemoração aos 10 anos de carreira.
O clipe da música já foi lançado de maneira independente, junto do irmão de Marcos e da Rasante Mídias. “Esse projeto é a realização de um sonho, e é um projeto que tem como objetivo, através das imagens, impulsionar o turismo na região. Foi gravado na Serra dos Alves. O intuito é impulsionar a valorização da natureza, do meio ambiente, da vida, a interação entre as pessoas e os equipamentos de radiodifusão”, descreveu. E ao que tudo indica, esse objetivo tem dado certo, já que o trabalho está sendo divulgado em todo o estado de Minas Gerais.
Marcus já esteve em duas ocasiões na Rádio Pontal, no programa Conexão Regional, em 2023, e no dia 18 de outubro deste ano. Na ocasião, ele falou sobre seus quase 10 anos de carreira, do tour por cidades de Minas Gerais com novo repertório, do lançamento do clipe de sua música ‘Mar de Montanhas’. Além disso, apresentou, com exclusividade, aos ouvintes da Pontal, sua canção escrita com o saudoso Nandy Xavier, cantor e compositor itabirano que morreu no começo deste ano.
Quem é Marcus das Serras
Nascido na região do bairro Santa Ruth, Marcus vem de uma infância difícil, mas que não o impediu de sonhar. Ele perdeu o pai quando ainda estava no ventre da mãe, que por sua vez, morreu quando o artista tinha apenas 3 anos de idade. Foi criado pela avó com a ajuda das tias, e seus primeiros passos na música se deram próximo dos 12 anos, quando começou a se interessar na área. No entanto, na época ele tocava violão, mas ainda não sabia de seu potencial vocal. “Meus brinquedos eram instrumentos musicais”, relatou.
A infância brincando com os equipamentos foi como um treinamento para a carreira que viria anos depois. Das Serras toca percussão, contra baixo, teclado, escaleta, instrumentos de percussão, além do violão.
Em 2012, ele se empenhou na banda Mata Burro, focada no pop rock. Ele tocou na noite itabirana, tentando buscar seu espaço. “De lá para cá, vieram muitos sonhos, muitos momentos difíceis também. Foi um processo longo, de anos, de aceitação, de formação de repertório”. Desde então, ele foi aprendendo, construindo sua identidade. Suas influências vêm do reggae, rock alternativo, música contemporânea e outros, mas em seus shows, ele faz um som mais eclético, que procura atender e agradar seu público.