Há mais de 15 anos, experiente professor mantém projeto gratuito de karatê no bairro Gabiroba

Claudio Santos ensina o esporte em Itabira-Foto: Otávio Augusto/Rádio Pontal

Tatiana Santos

O karatê é um esporte japonês que contém golpes de impacto, como socos e chutes. Apreciado por muitas pessoas, possui cinco regras básicas: Respeitar acima de tudo, criar intuito de esforço, conter o espírito de agressão, esforçar-se para a formação do caráter e fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão. Com esses atributos, não é de estranhar que tenha muitos adeptos. Um deles é Cláudio Santos, professor do esporte e criador da Associação Claudio Santos Karatê Itabira Minas há mais de 15 anos.

Na associação é realizado o ‘Projeto Karatê Harmonia e Paz’ no qual ministra aulas a crianças a partir de 7 anos, jovens e adultos, sem nenhum custo. Os encontros acontecem às quartas e sextas-feiras, das 18h às 20h, no centro comunitário do bairro Gabiroba. É necessário que o futuro aluno vá até o local para conhecer o trabalho, e se gostar, já se inscreve.

Claudio, que é chamado carinhosamente de Miyagi, em referência ao mestre no filme Karatê Kid, explica que criou a associação porque a intenção era fazer atletas e oportunizar a pessoas que têm vontade de treinar, mas não têm condições. Porém, o projeto é aberto a todos os públicos, independente da classe social, não somente aos mais vulneráveis.

Quatro décadas de amor ao esporte

Com experiência de sobra e muitas competições na bagagem, Claudio possui mais de 40 anos no karatê, o que significa que influenciou gerações. Ele sempre esteve envolvido nos esportes, desde muito novo, começando a treinar cedo. Se formou em 1991, e hoje, é quinto grau, passando para o sexto. Isso significa que o professor é um faixa preta avançada, possui um alto nível de conhecimento técnico, experiência e domínio da arte marcial. “A gente tem uma bagagem boa. Já viajamos bastante, já fizemos bastante competições. Hoje, o foco mais é levar as crianças, adolescentes, a conhecerem outras cidades, onde participam, trazem medalhas, troféus e conhecem outras pessoas”, conta.

Sem patrocínio

Em seu projeto, ele conta com a participação de, ao menos, 49 alunos. Mesmo ajudando tantos jovens, promovendo aprendizado, o professor não conta com nenhum tipo de patrocínio, nem mesmo apoio do poder público. Por isso, ele próprio investiu em tatame, luvas de karatê, protetores, e cada aluno compra o próprio kimono. No entanto, Claudio ressalva e solicita apoio: “Aqueles que a gente vê que não tem condições, a gente consegue ainda doar um kimono. E, se alguém quiser nos patrocinar, nos ajudar, ir lá ver como funciona. Quem quiser ir lá ver como que é, porque a gente está com a ideia de expandir mais. Mas, para expandir, temos que ter condições, pelo menos, de os meninos treinarem, não é?”, faz o pedido.

Expansão e disciplina

Com uma visão de futuro para seu projeto, o faixa preta tem a pretensão de ampliar sua atuação, levando o trabalho para vários bairros de Itabira. E ele não fala apenas do esporte em si, mas de valores que busca sempre passar aos seus alunos. “Na verdade, quando a gente chega lá [nas aulas], tem a disciplina. Aquilo que os pais e as mães não podem falar, a gente fala. E, a gente fala também deles, respeitar pai e mãe, professores. A educação que a gente passa para eles, com certeza os pais agradecem”, finaliza. Não é à toa que o projeto foi denominado como ‘harmoniza e paz’.

Interessados em ajudar o projeto ou obter informações, o telefone para contato é: (31) 8876-1198

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Vereador faz indicação para incluir Festival de Música Gospel no calendário de eventos de Itabira

Tatiana Santos Itabira pode ser palco de grandes atrações da música gospel, atraindo público e...

Não é com vinagre: o truque eficaz para que as batatas fritas fiquem crocantes

Com este truque simples, você pode conseguir batatas fritas crocantes e douradas como as de...

Há mais de 15 anos, experiente professor mantém projeto gratuito de karatê no bairro Gabiroba

Tatiana Santos O karatê é um esporte japonês que contém golpes de impacto, como socos e chutes...