João Monlevade recebeu cerca de R$590 mil a serem aplicados no setor Cultural do município
A Fundação Casa de Cultura de João Monlevade abre as portas, nesta quinta-feira (14), para um encontro que promete movimentar o cenário cultural da cidade. A partir das 19h, será realizada uma Oitiva Pública para debater o Ciclo II da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB II). Sobretudo, como serão destinados os recursos recebidos pelo município, que é de cerca de R$590 mil.
O evento, que acontece na sede da instituição, na Rua Timóteo, 172, no bairro Lucília, é direcionado a artistas, produtores, agentes culturais e toda a comunidade interessada no fortalecimento das políticas culturais do município.
Conforme a organização, mais do que um momento informativo, a reunião será um espaço de diálogo e construção coletiva, no qual os participantes poderão tirar dúvidas, apresentar sugestões e contribuir para o planejamento das ações do próximo ciclo da PNAB em João Monlevade. As oitivas tratam dos critérios para a elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) e a distribuição dos recursos para o setor cultural no município.
O presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, o escritor Erivelton Braz, destaca que a participação popular é essencial. “O Conselho trabalha para que as políticas culturais reflitam a verdadeira diversidade e as necessidades da nossa produção artística. A voz da classe cultural precisa estar presente nesse processo para discutir a aplicação de recursos recebidos pelo município”, afirma.
A presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio, ressalta o papel da escuta da comunidade e da classe artística. “As oitivas públicas são essenciais para que a Política Nacional Aldir Blanc seja construída de forma democrática e alinhada à realidade cultural do nosso município. É ouvindo quem faz e vive cultura que construiremos ações efetivas. Participe e ajude a definir os rumos da cultura na nossa cidade”, convida a presidente.
A PNAB é um instrumento fundamental para o fomento à cultura no país, garantindo recursos e apoio a projetos artísticos em diferentes áreas. Em Monlevade, o novo ciclo representa a oportunidade de ampliar o alcance e o impacto das ações culturais.
Fonte: A Noticia Regional