Tatiana Santos
A escritora, poeta e professora itabirana Rosa Dalva Soares lançou no último dia 2 de março, o livro ‘Ensaios para Vida’, na Casa de Drummond. Ela esteve no programa Conexão Regional, na rádio Pontal, no último dia 1º, onde contou detalhes sobre a obra. Inspirada nas obras do também itabirano, Carlos Drummond de Andrade, com o livro recém-lançado, a escritora entra em seu quarto trabalho.
Aprovada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei Drummond), a obra foi oficializada sob a presença de mais de 100 pessoas, que prestigiaram e receberam seus exemplares autografados pela escritora. “Foi muito gratificante, como todos os outros. Eu só tenho que agradecer a todos que estiveram lá [no evento]”, se empolgou.

A peça se trata de um compilado de 13 contos, desde os ficcionais, a contos que falam de afetos, de suas vivências, amizades verdadeiras, de crianças especiais e sentimentos inerentes ao ser humano. “Enfim, o livro fala de pessoas comuns, de sentimentos comuns, dos amores que vão e vêm, ou seja, o que acontece na vida diária, na rotina”, descreveu Rosa. Dentre suas obras, também estão ‘Vovô no céu’, ‘O Menino que se esqueceu de dormir’ e ‘Uni Verso(s)’, cada uma com temáticas bastante distintas, que vão do lúdico ao sentimental.
Em produção
A itabirana já tem uma quinta obra no forno, tendo sido aprovada por lei de incentivo. O livro já tem até nome: ‘As cores da poesia’, que traz poemas voltados ao público infantil, com ilustrações para serem coloridas pelos pequenos. Segundo Rosa, o material está em produção e deve ser lançado ainda em 2024.
Filha de peixe, peixe é
Filha de pais que, apesar de não terem sido pessoas letradas, sempre a incentivaram na leitura, e Rosa relatou que eram excelentes contadores de histórias. Assim, ela tomou gosto pelos livros desde muito nova. “A leitura, o quanto antes for incentivada, promovida pela família, podem ter certeza que teremos excelentes leitores futuros e com grande crítica e visão de mundo”, afirmou. Tanto amor pelas letras levaram Rosa a ser professora de Língua Portuguesa, profissão em que atua há mais de duas décadas, tanto passando seus conhecimentos, quanto vivenciando experiências junto aos alunos.
Para quem tiver interesse em adquirir o livro ‘Ensaios para Vida’, basta entrar em contato pelo telefone (WhatsApp): (31) 9 8876-3828