Pratica regular de atividade física ajuda a regular os níveis de cortisol no organismo
Dar conta das tarefas diárias é missão cada vez mais estressante. Deixar o corpo em alerta o tempo pode elevar os níveis de cortisol, que, em níveis elevados, pode ser prejudiciais ao corpo humano. Uma das formas mais eficazes de regular os hormônios é a prática regular de exercícios físicos.
“A prática de atividades físicas regula os níveis de cortisol, o ‘hormônio do estresse’, e promove a liberação de hormônios como endorfina, serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de bem-estar. Além disso, os exercícios ajudam a diminuir a tensão muscular e melhoram a oxigenação do corpo, proporcionando relaxamento e alívio do estresse”, explica Cacá Ferreira, gerente técnico da Cia Athletica.
De acordo com o especialista, entre as opções de exercícios, a caminhada é uma das mais simples e acessíveis. “Pode ser realizada tanto ao ar livre quanto em uma esteira, sendo adequada para qualquer nível de condicionamento físico. Além de promover uma melhora do condicionamento físico, a caminhada traz momentos de tranquilidade, permitindo que o praticante se desconecte das pressões do dia a dia”, explica.
Alongamentos são eficazes
Outro exercício que pode ser feito em qualquer momento do dia é o alongamento. Tirar alguns minutos para controlar os movimentos corporais e a respiração traz inúmeros benefícios ao corpo, principalmente para quem fica muito tempo parado.
“Ele alivia a tensão acumulada nos músculos e melhora a flexibilidade, sendo ideal para quem passa muito tempo sentado. Realizado depois de outros exercícios, o alongamento acelera a recuperação muscular, reduzindo a rigidez”, explica Cacá Ferreira.
A Yoga também é uma excelente opção para aliviar o estresse. A prática combina posturas físicas, controle da respiração e meditação, promovendo tanto o relaxamento físico quanto emocional. “A prática regular de Yoga melhora a flexibilidade, o equilíbrio e a concentração, além de ser uma ótima forma de combater o estresse de forma holística”, fala o gerente técnico da Cia Athletica.
Além disso, o Pilates e a musculação também são atividades que ajudam a aliviar o estresse. “O Pilates melhora a postura, a flexibilidade e o equilíbrio, enquanto a musculação fortalece os músculos e aumenta a autoestima, contribuindo para a saúde mental. Ambas as práticas exigem concentração e foco, o que desvia a atenção das preocupações cotidianas e proporciona uma sensação de alívio e bem-estar”, finaliza Cacá Ferreira.