Pontífice conduziu primeira cerimônia como líder da Igreja Católica na Capela Sistina, onde foi eleito um dia antes
O papa Leão XIV celebrou sua primeira missa como líder da Igreja Católica nesta sexta-feira (09/06), um cerimônia fechada ao público e com a presença de cardeais na Capela Sistina. Este foi o primeiro de uma série de compromissos oficiais do pontífice, que nos próximos dias também realizará uma celebração pública e se reunirá com a imprensa.
O papa introduziu sua fala aos cardeais em inglês, língua-natal do norte-americano naturalizado peruano. Durante a homilia, momento de pregação da missa em que o papa tem liberdade para discursar sobre os temas que preferir, Leão XIV recuperou uma passagem da Bíblia, em italiano, para discutir duas perspectivas diferentes sobre o que Jesus Cristo representa no passado e no mundo de hoje. Assista ao começo da missa:
Após ser escolhido como o novo líder da Igreja Católica nessa quinta-feira (8), o papa Leão XIV celebra sua primeira missa nesta sexta (9). A Santa Missa é conduzida a partir das 6h (horário de Brasília) na Capela Sistina, mesmo templo onde, um dia antes, os cardeais se reuniram… pic.twitter.com/ECBw8FZC9m
— O Tempo (@otempo) May 9, 2025
Em uma perspectiva, Cristo e o cristianismo são vistos como “absurdos, destinados aos fracos e sem inteligência” em um ambiente que prefere “tecnologia, dinheiro, sucesso, poder ou prazer”. Na outra, “das pessoas comuns”, Jesus não é um charlatão, mas um homem justo e corajoso.
O papa Leão XIV chamou atenção para uma “perda de fé” na atualidade e convidou os cardeais a recuperá-la em todo o mundo. “Uma perda de fé costuma ser tragicamente acompanhada por uma perda do sentido da vida, negligência da misericórdia, violações da dignidade humana, da crise da família e tantas outras feridas que afligem nossa sociedade”. Ee também disse que “há muitos cenários em que Jesus, embora apreciado como homem, é reduzido a uma espécie de líder carismático ou super-homem”.
Em sua primeira missa, o papa Leão também citou seu antecessor, Francisco. “Este é o mundo que foi confiado a nós, um mundo em que, como o papa Francisco nos ensinou tantas vezes, somos chamados a dar testemunho da nossa fé alegre em Jesus, o Salvador”. Ele também ressaltou que a Igreja é mais do que seus edifícios grandiosos, visão compartilhada por Francisco.
FONTE: OTEMPO