Fonte: Maple Bear
Férias. Sinônimo de crianças mais livres da rotina e cheias de energia pra gastar em casa, nos passeios ou nas viagens de família. Se para os pequenos é momento de inventar e experimentar uma nova aventura a cada dia, para os pais ou familiares o desafio é outro: colocar a criatividade para funcionar e pensar o que fazer nas férias para manter as crianças ativas e animadas.
Por isso, para ajudar você a criar um roteiro incrível com os pequenos durante as férias escolares, aqui vão algumas dicas de atividades. Lembre-se que são sugestões de ideias, que você pode adaptar à sua realidade de tempo, de espaço e de número de pessoas envolvidas. Confira:
1. Ir até a biblioteca da cidade
Muitas pessoas perderam ou nunca tiveram o hábito de visitar as bibliotecas públicas. Nas cidades maiores há, normalmente, acervos robustos e interessantes e as crianças podem ficar bastante encantadas com a quantidade de livros concentrados no mesmo espaço. A dica é ir, escolher uma história bem legal e voltar com o livro para ler em casa com a família.
2. Visitar um amigo ou familiar querido
Uma possibilidade de passeio com crianças que combina alegria e afeto é visitar a casa de um amigo querido ou de um familiar de quem a família gosta muito ou está com saudades – casa dos vovôs é sempre uma ótima pedida! É uma chance especial de fazer um lanche juntos e colocar a conversa em dia. Se houver outras crianças para brincar, então, é diversão garantida.
3. Cuidar do jardim ou da horta caseira
Se você tem algum espaço externo em sua casa, uma ideia super legal é separar um momento para as crianças ajudarem a cuidar das flores, replantar vasos, fazer a manutenção dos canteiros ou mesmo dar início a uma pequena horta, com alguns temperos, ervas e verduras. É momento de exercitar o contato com o ambiente, aumentar a cumplicidade e valorizar o trabalho em cooperação.
4. Abrir uma oficina de artes
Especialmente para crianças a partir dos dois anos, fica mais interessante o momento de explorar materiais diferentes e desenhar com papeis, giz, pincéis, ou ainda modelar com massinhas e fazer recortes e colagens. Nas férias, sem o compromisso com o tempo, essa atividade pode despertar ainda mais a inventividade dos pequenos
5. Colocar os pequenos pra cozinhar
Essa atividade pode ser feita pontualmente ou mesmo ser colocada no calendário da família ao longo das férias. Vale de tudo: bolo, sanduíches, panquecas, pizza, petiscos. Além de incentivá-los a tomar gosto pela cozinha, vai ser momento de troca, de conversa e de valorização do trabalho feito pela família.
6. Fazer um dia da faxina à fantasia
Para os pequenos, ajudar nas tarefas domésticas pode ser algo entediante, ainda que saibamos o valor desse tipo de trabalho para o bem estar da casa e para a formação dos valores de organização e disciplina. A família pode organizar um dia de faxina em que todo mundo trabalha fantasiado e, depois de todo o trabalho, toma aquele banho gostoso com a mangueira no quintal – se estiver num dia de calor, vai ser algo muito divertido, com certeza!