Tatiana Santos
Conselheiros tutelares foram empossados na noite dessa quarta-feira (10) em Itabira. O evento marcou a oficialização de cinco servidores que vão integrar o órgão a partir de agora. Os agentes foram eleitos em 1º de outubro do ano passado e têm seus mandatos vigentes durante quatro anos. A posse foi realizada na Casa da Cidadania, e reuniu, além dos novos servidores, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itabira, Renato Meireles, e autoridades do município.
Foram oficializados: Mayra Amélia Assis Ferreira Portilho (que obteve 590 votos); Gabriella Fideles da Silva (508); Marconi Fernando do Carmo (469); Lelis Maria de Souza Santos (396); Bárbara Silva Fonseca (318). Uma reunião foi realizada já na manhã desta quinta-feira (11), dando início à nova jornada dos titulares.
Mayra foi reeleita e a mais votada: “Eu sinto que ainda tenho muito a entregar, por isso aceitei o desafio, tentando novas eleições. Estou muito honrada e quero aproveitar para agradecer os 590 votos que eu tive, foi uma votação muito expressiva. Estou muito feliz com a confiança que a sociedade depositou em mim novamente”.
Gabriella também está no segundo mandato na entidade assistencial: “Meu objetivo é continuar zelando pelos direitos da criança e adolescente, como fiz em meu primeiro mandato. Dar continuidade a esse trabalho efetivo, que é zelar pela criança e adolescente”.
Pela primeira vez como conselheiro, Marconi afirma que assumir o cargo é uma grande responsabilidade, mas que trabalhará com muito afinco em prol dos direitos dos menores. “Pretendo dar continuidade a esse trabalho no Conselho Tutelar, garantindo os direitos das crianças e adolescentes através da excelente rede de proteção e apoio da nossa cidade de Itabira”.
Lelis é professora na cidade e conhece um pouco a realidade da juventude local. “Agradeço a toda sociedade, meus alunos, pais dos meus alunos, foi com eles que eu contei nessa eleição. Dentro da escola a gente depara com situações delicadas, só que a gente tenta resolver, mas não de primeira, pois têm outras instâncias. Mas acredito que a partir de agora vamos fazer o nosso melhor”.
A conselheira também é novata no órgão e quis fazer parte do conselho após trabalhar no Fórum da Comarca de Itabira, na Vara da Infância e Juventude. “Conheço um pouco o papel do Conselho Tutelar, o que me motivou a participar do processo de escolha. Estou muito feliz de poder assumir o cargo, e a sociedade itabirana pode contar com meu trabalho, vou dar o meu melhor”.
Participação da sociedade
De acordo com Renato, o processo eleitoral decorreu desde março de 2023. Conforme destacou, o mais importante foi o caráter democrático e participativo da eleição, pois houve a ampliação no número de votantes: “O mais importante é o chamamento que a sociedade trouxe, que reconheceu a importância dos conselheiros tutelares. Gostaria de afirmar que esse processo foi feito na maior lisura, na maior transparência, o que pôde trazer mais a participação da população de Itabira”, avaliou.
O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, que também esteve no evento, destacou a relevância do órgão na proteção à criança e adolescente em Itabira, juntamente do Ministério Público, sobretudo na assistência social, esporte, educação e saúde. “O Conselho Tutelar é fundamental, porque tem o papel de proteger, de, muitas vezes, ir às famílias e acolher crianças que são violadas nos seus direitos”, declarou, lembrando que órgão é bastante ativo localmente.
Leia também: