Tatiana Santos
Entidades envolvidas com as questões sociais são de grande relevância para a sociedade, já que estão sempre atentas em promover a cidadania, combater a desigualdade e promover oportunidade aos que precisam. Uma dessas organizações é o Instituto Igualdade, Transformação e Inovação Social (ITI), ou apenas Instituto ITI, idealizada pelo itabirano Ronaldo Silvestre e o paranaense Rodrigo Bernardi, em 2013. Como o próprio nome sugere, a instituição visa transformar a vida das pessoas da comunidade em que está inserida, por meio do conhecimento.
De acordo com o coordenador Sander Lucas Alencar Valeriano, a criação do instituto foi de encontro ao que os fundadores acreditavam e que se tornou o fundamento do ITI. Na prática, inúmeros serviços são revertidos às pessoas em vulnerabilidade social. “A gente tem uma infinidade de prestação de serviços à comunidade, porque acreditamos realmente nessa transformação, nessa diversificação, e vemos que isso passa pelo terceiro setor”, descreve.

Cursos disponibilizados
Conforme o coordenador, há uma vasta gama de cursos disponibilizados. São os seguintes: Impressão 3D, capacitação focada nos jovens de baixa renda, oportunizando que se tenha um ramo de trabalho. Há ainda, o curso de Robótica, uma vez que a área tecnológica tem se desenvolvido e é de grande importância capacitar os jovens para esse mercado crescente.
Um dos carros-chefes do instituto é o curso de Gastronomia Social Júnior, realizado para que os jovens possam ter uma vivência na gastronomia. Além destes, há também o Empreenda, Faça e Venda, voltado principalmente às mulheres que já são empreendedoras, mas que desejam aumentar a renda. Outra capacitação importante e que também tem apelo entre o público feminino é o de Costura, que inclusive, abre portas para que possam empreender na área.

Sander destaca: “Isso tudo pautado para aquela população de baixa renda, para que ela possa alavancar os seus lucros nesse sentido. Então, o objetivo do instituto tem sido esse, a gente tem trabalhado esses projetos e carregado essa missão, porque acreditamos muito que dessa forma traremos transformação”, declara. Sander avalia que, por exemplo, a turma mais recente de Gastronomia formou 15 alunas, o que foi uma ótima experiência, pois grandes empreendedoras surgiram a partir destas oportunidades.
Além disso, a cada ano são mais de 120 mulheres formadas em costura. É possível observar os frutos colhidos, pois muitas mulheres abrem seu próprio negócio a partir da capacitação. “São cursos, principalmente, três desses voltados para o público jovem, que, além de contribuir para fomentar a economia da cidade, é uma forma também para que esses jovens possam ter outras perspectivas, eu acho que isso é muito importante”, defende.

Parcerias
Para desenvolver com qualidade seu papel junto à sociedade, o Instituto ITI conta com parcerias da iniciativa provada, como a mineradora Vale, a Vale Verde e outras empresas que patrocinam alguns projetos. Além disso, há alguns termos de fomento com a Prefeitura Municipal, pelo Fundo da Criança e do Adolescente e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Contato
Para os interessados em obter informações sobre disponibilidade de vagas e inscrições, os contatos são pelos telefones: (31) 3840-5707 e 2840-5389. As inscrições não são realizadas via WhatsApp ou telefone, apenas presencialmente. O Instituto ITI se localiza na Avenida Dr. Sizenando de Barros, 62, terceiro andar do prédio da loja A Nacional. Para acompanhar o trabalho da entidade no Instagram: @institutoiti