Tatiana Santos
Itabira e grande parte do Brasil vivencia um momento de estiagem, com precipitações isoladas e pontuais. Mas, no período chuvoso, que teoricamente abrange de outubro a março, sempre deixa alguns estragos. Em Itabira, os números mostram que o período passou sem acarretar registros graves na cidade, conforme informou a coordenadora de Proteção e Defesa Civil do município.
Ela forneceu um balanço das chuvas e descreveu o período como “muito positivo, porque a gente encerra sem vítimas, e com isso, a gente entende também que a Defesa Civil teve um trabalho muito eficiente”. Conforme levantou, foram realizados 240 acionamentos, que incluíram interdições e encaminhamentos a outras secretarias, para que a população fosse bem atendida.
Dentre as interdições, estavam imóveis de cidadãos e também, prédios públicos. “Então, o papel principal que a Prefeitura tem hoje é a segurança da comunidade e a Defesa Civil trabalha para que essas pessoas realmente sintam-se seguras com relação a isso”, descreveu. Segundo Nilma, o órgão em Itabira hoje atua de forma sistêmica, com o envolvimento de várias secretarias da prefeitura, com outras agências de segurança e defesa social, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cemig, Saae e Itaurb, que não compõem as secretarias diretamente da prefeitura.
Há 20 anos sem grandes ocorrências
A coordenadora lembrou que há cerca de 20 anos atrás, Itabira vivenciava eventos de grandes proporções em decorrência das chuvas, como desabrigados, o que de duas décadas para cá, não há esses registros. Nilma ressaltou ser um alívio a cidade não ter mais esse tipo de situação: “A gente comemora e sai com muita tranquilidade e muita felicidade desse momento de chuva. Porque a nossa preocupação principal são as vidas. Então, assim, a prefeitura preocupa com isso e a defesa civil não trabalha de forma diferente”.
Orientações
A servidora pública destacou que, se ainda acontecer alguma chuva com volume maior, com muitos relâmpagos, trovões, a Defesa Civil orienta a população sobre alguns procedimentos importantes em caso de alagamento: evitar áreas onde estão alagadas e contato com essa água de chuva, pelo risco de contaminação. A recomendação é também de evitar locais ermos, como locais aberto. Caso a pessoa esteja à pé, deve se abrigar debaixo de árvores, sendo ideal abrigar dentro de veículos. Os pneus dos automóveis trazem isolamento. Já em caso de tempestade ou de qualquer incidência em relação à imóvel, sua estrutura, a pessoa deve fazer o acionamento imediato da Defesa Civil.