Finalista da competição em 2024, Cabuloso chega cotado como um dos favoritos ao título da competição no ano
Empolgado pela estreia com vitória no Campeonato Brasileiro, no último sábado (29), o Cruzeiro viajou para Santa Fé, na Argentina, para iniciar sua caminhada também na Sul-Americana. Nesta terça-feira (1/04), o Cabuloso abre os jogos da primeira fase no grupo G da competição, às 19h, contra Unión Santa Fé, no estádio 15 de Abril. A Raposa, atual finalista da competição, chega como cabeça de chave do grupo.
O técnico celeste, Leonardo Jardim, ainda não pode contar com o zagueiro Jonathan Jesus, que apresentou um quadro viral no último sábado e nem sequer foi relacionado para a partida contra o Mirassol no Brasileirão. Assim como na estreia celeste na Série A, o zagueiro nem esteve com a delegação para a partida.
Outra baixa de Jardim está no meio de campo. Matheus Pereira, uma das referências da equipe, também fica em Belo Horizonte. O jogador, que aguarda o nascimento do filho Théo, foi liberado pelo clube para acompanhar a esposa.
As novidades no time que iniciou o Brasileirão podem não acontecer em Santa Fé. “Se durante um jogo a gente troca para manter o suor fresco, durante competições diferentes temos que trocar. Essa será sempre a ideia. Esqueça apenas 11. Futebol, hoje em dia, não é fácil ter 11 para resolver”, destacou o técnico estrelado após a vitória sobre o Mirassol, no Mineirão.
E as dúvidas devem prosseguir até uma hora e meia antes da bola rolar no estádio 15 de Abril. Todos os setores podem sofrer alterações, segundo as próprias palavras do português. “No futebol, temos 23 jogadores. Uma hora vai estar um, outra hora o outro e todos tem que mostrar performance. Cada competição é um momento diferente. Em termos de elenco, vamos ter que trocar algumas peças”, disse o treinador.
No primeiro jogo oficial após a eliminação no Campeonato Mineiro, jardim optou por Kaiki na vaga de Villalba, que vinha sendo o escolhido do português. Mas isso por mudar na Argentina. Com uma maior preocupação defensiva, o argentino pode ganhar a vaga na esquerda.
No meio, Romero também pode ser a novidade. E o ataque deve contar com outras peças diferentes das escolhidas para a primeira partida na Série A. Bolasie, Marquinhos e Lautaro surgem como boas opções.
Com isso, o provável Cruzeiro para Santa Fé deve contar com Cássio, William, Fabrício Bruno, Gamarra e Villalba (Kaiki); Romero (Walace), Matheus Henrique, Dudu (Eduardo) e Wanderson (Marquinhos; Kaio Jorge (Lautaro) e Gabriel Barbosa (Bolasie).
O adversário celeste, Santa Fé, vive um péssimo momento na temporada. A equipe argentina entra em campo bastante pressionada pela série de resultados ruins no campeonato nacional. O técnico Kily González pode até mesmo ser demitido em caso de derrota.
A equipe vem de duas derrotas consecutivas e está na penúltima colocação do Campeonato Argentino, depois de 11 rodadas. O provável Unión deve contar com Thiago Cardozo; Lautaro Vargas, Nicolás Paz, Franco Pardo e Claudio Corvalán; Mateo Del Blanco, Rafael Profini, Mauro Pittón e Franco Fragapane; Jerónimo Dómina e Agustín Colazo.
Ficha técnica
- O quê: Santa Fé x Cruzeiro
- Motivo: 1ª rodada Sul-Americana 2025
- Quando: terça-feira, 01 de abril de 2025, às 19h
- Onde: estádio 15 de Abril, em Santa Fé, Argentina
- Provável Cruzeiro: Cássio, William, Fabrício Bruno, Gamarra e Villalba (Kaiki); Romero (Walace), Matheus Henrique, Dudu (Eduardo) e Wanderson (Marquinhos; Kaio Jorge (Lautaro) e Gabriel Barbosa (Bolasie). Técnico: Leonardo Jardim
- Provável Santa Fé: Thiago Cardozo; Lautaro Vargas, Nicolás Paz, Franco Pardo e Claudio Corvalán; Mateo Del Blanco, Rafael Profini, Mauro Pittón e Franco Fragapane; Jerónimo Dómina e Agustín Colazo.Técnico: Kily González
- Árbitro: Andres Matonte (URU)
- Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Hector Bergalo (URU)
- VAR: Andres Cunha (URU)
- Transmissão: Canal YouTube O Tempo e Disney +
FONTE: OTEMPO