Tatiana Santos
Estudantes da rede municipal de ensino de Itabira participaram de mini palestra pelo projeto ‘Ensinar além sala de aula”, na última quinta-feira (24), numa iniciativa da Transita. De acordo com o diretor de Educação de Trânsito da Transita, Luciano Gonçalves, o projeto iniciou em 2023 e ensina educação no trânsito para o estudantes.
A proposta surgiu a partir de uma reunião gerencial realizada periodicamente. Desse encontro veio a ideia de se traçar uma meta diferente em relação às palestras de conscientização que já vinham sendo realizadas nas escolas, que reuniam em torno de 300 alunos. Dentro dessa mudança de direcionamento das palestras, já neste ano de 2024, o foco está nos estudantes de todas as escolas da rede pública municipal do período da manhã. O projeto envolve crianças desde os 7 anos, abrangendo estudantes de até cerca de 16 anos.
As turmas são divididas em três ou quatro, e as palestras são mais curtas. “Nós fazemos uma mini palestra nas escolas durante 15, 20 minutos. Vem o ônibus trazendo esses alunos para o Centro Cultural. E nesse trajeto eu peço os alunos para fazerem uma visão do que eles estão vendo de errado no trânsito”, detalhou. Os ônibus, como contou Luciano, são cedidos pela Secretaria Municipal de Educação.
Já na Fundação Cultural, é aberto um espaço de perguntas para os alunos sobre questões de trânsito. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de conhecer as dependências da entidade cultural, a Biblioteca Pública Municipal Luiz Camilo de Oliveira Netto, que fica no mesmo espaço. O projeto é motivo de orgulho da equipe de Educação de Trânsito, como afirmou Luciano: “É um trabalho fantástico. Eu falo o seguinte: o ‘Ensinar além da sala de aula’ é pegar os jovens, as crianças, que são os nossos futuros motoristas e deixar um legado”.
A professora de Geografia da Escola Municipal Professora Antonina Moreira, Suelina de Figueiredo, disse aprovar o projeto, pelo fato de aproximar a realidade do trânsito para os alunos. “Às vezes, você comenta dentro da sala de aula. Você passa as informações para o aluno, mas ele não tem a oportunidade de vivenciar isso. Um olhar diferenciado, que foi o jeito que a gente realizou as atividades hoje. Hoje ele saiu, teve a oportunidade de ver carros estacionados na calçada, avanço de carros no sinal”. Para ela, o projeto auxilia até mesmo entre os adultos, que acabam se esquecendo de alguns conceitos ao longo do tempo. Além disso, houve a parte prática, onde os estudantes vivenciaram experiências no trânsito, o que facilitará no entendimento das aulas e sanando as dúvidas.
Marcel Rodrigues, do 9º ano da Antonina Moreira, elogiou o projeto e aproveitou para agradecer pela oportunidade de obter o aprendizado. “Eu gostaria de agradecer à Transita e à escola por nos proporcionar esse momento de aprendizado, a educação, nos ensinando as formas corretas. E falar que o que nós pudemos aprender, é levar daqui para as nossas vidas sobre a educação e o jeito certo de se viver na rua. Queria ver que até houvesse uma diminuição talvez bastante nos acidentes”. O jovem admitiu, assim como os colegas, que tinham hábitos errados no trânsito, mas que agora com os ensinamentos, voltam para casa com outro pensamento e atitudes diferentes, como observar mais ao atravessar a rua, dar o sinal de braço e se atentar às placas de sinalização.