São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Santa Catarina respondem por 84% dos casos de dengue registrados nas últimas semanas no Brasil. Esses estados estão sob monitoramento do Ministério da Saúde, que emitiu um alerta durante a abertura do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses nesta quinta-feira (9).
Até o momento, mais de 6,4 milhões de casos prováveis de dengue foram registrados em 2024, representando um aumento de 303,2% em comparação a 2023. Apesar do crescimento expressivo, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel, afirmou que o país ainda não se encontra em situação de emergência, mas sim em uma fase de mobilização e alerta.
O COE tem como objetivo monitorar o cenário epidemiológico das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, e coordenar ações nacionais de enfrentamento. Historicamente, os casos de dengue no Brasil tendem a aumentar no período de fevereiro a maio, devido às condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença.
O Ministério da Saúde reforça a importância da colaboração da população em ações de prevenção, como eliminar focos de água parada, essencial para o controle da transmissão da dengue e outras arboviroses.
FONTE: R7 saúde