Dia do Radialista: Saiba como surgiu a data que comemora o profissional do “quem sabe faz ao vivo”

Entre o momento em que chegam ao local de trabalho até a hora em que o som chega aos incontáveis ouvintes, os radialistas têm uma rotina cheia. Entre microfones e mesa de som, preparação, organização, edição e, acima de tudo, um eterno “quem sabe faz ao vivo”, como diria uma famosa cria do rádio. Empenhados em levar música e informação aos ouvintes, é mais que merecido que os radialistas tenham um dia para chamar de seu. Ou dois?

21 de setembro ou 7 de novembro? A história do Dia do Radialista

A história do radialista (simultaneamente à história do rádio no Brasil) data das comemorações do centenário da independência, mais especificamente de abril do ano seguinte, 1923, quando a primeira rádio começou de fato a operar.

Por 20 anos, apesar de sua expansão e da importância assumida durante o primeiro governo Vargas, as funções envolvidas no fazer o rádio não tiveram muita atenção do poder público. Sua regulamentação só foi acontecer em 21 de setembro de 1943, quando Getúlio Vargas assinou o decreto-lei nº7.984, que fixou o piso salarial de todos aqueles que trabalham com rádio, em funções em comissão ou permanentes, do diretor ao auxiliar de estúdio. A partir daí, em 21 de setembro, se passou a comemorar o Dia do Radialista.

Após essa data, porém, morreu Ary Barroso, famoso radialista e compositor de sambas como “Aquarela do Brasil” e “Rio de Janeiro”, que concorreu ao Oscar de Melhor Canção Original em 1945. Em sua homenagem, em 2006, por meio da lei 11.327, o presidente na ocasião, Lula, transferiu a comemoração para o aniversário de Ary Barroso, 7 de novembro, instituindo assim o Dia do Radialista oficialmente.

Brasileiro é louco por rádio

O brasileiro é louco por rádio, ele faz a diferença na vida de muita gente, inclusive em algumas regiões do Brasil, o rádio ainda continua sendo a única fonte de informação da população, conforme mostra pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media, onde mais de 80% dos brasileiros (3 a cada 5 ouvintes). Em 2022 já são 83% da população, um aumento de 3 pontos percentuais em relação a 2021, que escutam rádio todos os dias, sendo que o consumo é de 3h58 horas por dia.

Fonte: Elder Black

A Rádio Pontal parabeniza a todos os radialistas que integram nossa equipe e todos os profissionais da área no Brasil!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Artesãos de Itabira encontram apoio para transformar talento em negócio

Por Tatiana Santos Para quem trabalha com as mãos e busca transformar o talento em um negócio, a...

Projeto leva diversão e aprendizado a 140 alunos do Cmei Maria Tôrres Horta, em Itabira

Por Tatiana Santos A última terça-feira (03/03) foi marcada por sorrisos, movimento e muito...

Instituto ITI recebe Receita Federal em Itabira e alinha metas estratégicas para 2026

Por Tatiana Santos O Instituto ITI promoveu nesta sexta-feira (06/03) uma reunião de alinhamento...