Entre o momento em que chegam ao local de trabalho até a hora em que o som chega aos incontáveis ouvintes, os radialistas têm uma rotina cheia. Entre microfones e mesa de som, preparação, organização, edição e, acima de tudo, um eterno “quem sabe faz ao vivo”, como diria uma famosa cria do rádio. Empenhados em levar música e informação aos ouvintes, é mais que merecido que os radialistas tenham um dia para chamar de seu. Ou dois?
21 de setembro ou 7 de novembro? A história do Dia do Radialista
A história do radialista (simultaneamente à história do rádio no Brasil) data das comemorações do centenário da independência, mais especificamente de abril do ano seguinte, 1923, quando a primeira rádio começou de fato a operar.
Por 20 anos, apesar de sua expansão e da importância assumida durante o primeiro governo Vargas, as funções envolvidas no fazer o rádio não tiveram muita atenção do poder público. Sua regulamentação só foi acontecer em 21 de setembro de 1943, quando Getúlio Vargas assinou o decreto-lei nº7.984, que fixou o piso salarial de todos aqueles que trabalham com rádio, em funções em comissão ou permanentes, do diretor ao auxiliar de estúdio. A partir daí, em 21 de setembro, se passou a comemorar o Dia do Radialista.
Após essa data, porém, morreu Ary Barroso, famoso radialista e compositor de sambas como “Aquarela do Brasil” e “Rio de Janeiro”, que concorreu ao Oscar de Melhor Canção Original em 1945. Em sua homenagem, em 2006, por meio da lei 11.327, o presidente na ocasião, Lula, transferiu a comemoração para o aniversário de Ary Barroso, 7 de novembro, instituindo assim o Dia do Radialista oficialmente.
Brasileiro é louco por rádio
O brasileiro é louco por rádio, ele faz a diferença na vida de muita gente, inclusive em algumas regiões do Brasil, o rádio ainda continua sendo a única fonte de informação da população, conforme mostra pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media, onde mais de 80% dos brasileiros (3 a cada 5 ouvintes). Em 2022 já são 83% da população, um aumento de 3 pontos percentuais em relação a 2021, que escutam rádio todos os dias, sendo que o consumo é de 3h58 horas por dia.
Fonte: Elder Black
A Rádio Pontal parabeniza a todos os radialistas que integram nossa equipe e todos os profissionais da área no Brasil!