Tatiana Santos
Equipes da Itaurb atuaram em vários bairros de Itabira no quarto ciclo do Dia D do ‘Minas Unida contra o Aedes’, na manhã deste sábado (22/02). Diversos pontos da cidade receberam equipes com mais de 40 pessoas, que realizaram um mutirão de limpeza, especialmente no combate à dengue. Nesta manhã, o presidente da autarquia, Leonardo Gonçalves, acompanhou os trabalhos no bairro Ribeira de Cima.
A ação é viabilizada pela Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, numa parceria com a Itaurb, Secretaria de Saúde e de Desenvolvimento Urbano. Faz parte do Movimento Estadual de Enfrentamento às Arboviroses, numa mobilização social promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com os municípios mineiros.

O efetivo contou com vários agentes de saúde, ambientais, superintendentes, gerentes, diretores. Foram utilizadas máquinas e equipamentos para os trabalhos, como informou o presidente. Além das equipes, a comunidade também esteve presente. “Durante a semana foi feito todo um trabalho de conscientização e pedido da população para que retirasse todo e qualquer entulho ou ser que não serve mais para o consumo ou para o uso. E aí, nós estamos aqui hoje para reunir, para retirar. Então, é um dia que a gente faz com muita responsabilidade, com muito carinho, no lugar que a gente está, que é o [bairro] Ribeira”, explicou.
Grande movimento e ações contínuas
De acordo com o chefe da autarquia, a ação deste sábado representou um grande movimento. Mas, não somente o Dia D, mas a atuação contínua da Itaurb no combate à dengue, ajudando e levando conscientização à população itabirana. Leonardo diz compreender que todo processo precisa de melhorias, mas a Itaurb tem buscado evoluir no dia a dia para levar dignidade a toda comunidade.

“Esse trabalho nosso é contínuo, não é só o dia D. Todos os dias nós temos mais de 20 equipes para a rua afora, para a cidade toda, fazendo coletas de lixos orgânicos, seletivos, varredores, podas, capinas, roçadas”, destacou, lembrando que o momento atual é muito propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, devido às chuvas e em seguida, o calor.
Itabira tem uma grande extensão territorial, motivo que dificulta o trabalho da Itaurb. No entanto, Leonardo garantiu que, apesar desse fator, a autarquia tem buscado fazer o que pode, mas sempre buscando o melhor para os cidadãos, com garra, honestidade e carinho com a cidade.

Leia também: